PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cúrcuma e Covid-19 há benefícios? Uma revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Curcumin and Covid-19 are there benefits? A literature review
Autor(es): Oliveira, Thaís Pedroso de Moraes Roriz
Primeiro Orientador: Falco, Marianne de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Nástia Rosa Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Camozzi, Aída Bruna Quilici
Resumo: O obejtivo deste estudo é investigar a efetividade do uso da Cúrcuma como proposta terapêutica na modulação inflamatória e capacidade antiviral em pacientes acometidos pelo vírus da SARS – CoV-2/ COVID-19. Estratégias nutricionais como a suplementação de Curcumina têm sido associadas à atenuação de citocinas pró-inflamatórias e regulação positiva de enzimas antioxidantes. Nessa perspectiva, a utilização da Curcumina pode influenciar em vias oxidativas e inflamatórias, o que pode promover efeitos benéficos para os pacientes. Trata-se de um estudo de revisão sistemática literatura, a busca foi realizada nas bases de dado Pubmed e Scielo. Os descritores utilizados foram SARS-CoV-2 e Curcumin e seus respectivos entretermos. Os critérios de exclusão foram estudos de revisão sistemática, estudo piloto, temas que não contribuem com o tema estudado. Foram encontrados 12 artigos e após aplicar critérios de elegibilidade permaneceram três artigos para avaliação dos resultados. Nos três estudos, a modulação da resposta inflamatória favoreceu consequências fisiopatológicas da SARS-CoV-2, que podem sugerir a Nano-Curcumina, Curcuma longa L. (Curcumina), Piper Nigrum (piperina), chá verde (catequina), Curcuma longa L. e TF-3 como uma proposta terapêutica adjuvante ao tratamento medicamentoso da SARS-CoV-2. a suplementação de Curcumina pode melhorar o estado oxidativo pelo aumento ou preservação da atividade de enzimas antioxidantes. Dessa forma, torna-se necessária a avaliação da suplementação com diferentes doses em estudos com um número maior de pacientes, e a análise de outros biomarcadores para a melhor compreensão da eficácia da Curcumina na modulação do estresse oxidativo e inflamação em pacientes com COVID-19.
Palavras-chave: SARS-CoV-2
Cúrcuma
Curcumina
Covid-19
Estresse oxidativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3362
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cúrcuma e covid-19 há benefícios Uma revisão de literatura.pdf304,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador