PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3304
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O direito à educação escolar dos imigrantes, refugiados no Brasil na perspectiva dos direitos humanos
Autor(es): Dias, Victoria Rackel Aguiar
Primeiro Orientador: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Cláudia Valente
Resumo: As raízes dos movimentos migratórios para o Brasil remontam à época da colonização, e se apresentam e se modificam de acordo com o contexto social de cada período histórico. Essas mudanças nos movimentos migratórios, que têm influências internas e externas, promovem mudanças sociais, econômicas, culturais e organizacionais na sociedade. Nesse sentido, a instituição escolar, como um agente social e um lócus importante para o diálogo de questões sociais que permeiam o fazer pedagógico, é essencial para a promoção do acolhimento de migrantes no país. Nesse sentido, essa investigação realizou-se, por meio de revisão bibliográfica com o objetivo de entender como ocorre o acolhimento aos migrantes no Brasil, de modo geral e, em especial, na instituição escolar, bem como, conhecer os parâmetros legais que garantem os direitos desse grupo social. Para isso, foram utilizados artigos, textos monográficos, documentos oficiais que embasaram a dimensão teórica para esta revisão, explicitando os conceitos de diferentes tipos de movimentos migratórios, a legislação brasileira que dá suporte e acolhimento a esse grupo, mudanças que ocorreram a partir desses fluxos migratórios modernos, o papel da escola no processo de acolhimento e inclusão. A pesquisa buscou demonstrar as principais causas dos movimentos migratórios, as consequências desse fenômeno, o papel social da escola para a escolarização comprometida com o acolhimento na perspectiva dos direitos humanos.
Palavras-chave: Migração
Escola
Acolhimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3304
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CB Monografia Victoria Rackel Aguiar Dias.pdf317,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador