PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Victoria Rackel Aguiar-
dc.date.accessioned2021-12-17T14:01:07Z-
dc.date.available2021-12-17T14:01:07Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3304-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.titleO direito à educação escolar dos imigrantes, refugiados no Brasil na perspectiva dos direitos humanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Cláudia Valente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694pt_BR
dc.description.resumoAs raízes dos movimentos migratórios para o Brasil remontam à época da colonização, e se apresentam e se modificam de acordo com o contexto social de cada período histórico. Essas mudanças nos movimentos migratórios, que têm influências internas e externas, promovem mudanças sociais, econômicas, culturais e organizacionais na sociedade. Nesse sentido, a instituição escolar, como um agente social e um lócus importante para o diálogo de questões sociais que permeiam o fazer pedagógico, é essencial para a promoção do acolhimento de migrantes no país. Nesse sentido, essa investigação realizou-se, por meio de revisão bibliográfica com o objetivo de entender como ocorre o acolhimento aos migrantes no Brasil, de modo geral e, em especial, na instituição escolar, bem como, conhecer os parâmetros legais que garantem os direitos desse grupo social. Para isso, foram utilizados artigos, textos monográficos, documentos oficiais que embasaram a dimensão teórica para esta revisão, explicitando os conceitos de diferentes tipos de movimentos migratórios, a legislação brasileira que dá suporte e acolhimento a esse grupo, mudanças que ocorreram a partir desses fluxos migratórios modernos, o papel da escola no processo de acolhimento e inclusão. A pesquisa buscou demonstrar as principais causas dos movimentos migratórios, as consequências desse fenômeno, o papel social da escola para a escolarização comprometida com o acolhimento na perspectiva dos direitos humanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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