PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Alimentos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3246
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Controle de qualidade no processamento industrial de palmito pupunha em conserva
Autor(es): Silva, Ana Claudia Chagas da
Primeiro Orientador: Coelho, Nástia Rosa Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Gabriela Sant'Ana
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Amanda Gabriela Araújo
Resumo: O palmito pupunha em conserva é extraído do “miolo” da palmeira, tem baixo valor calórico, é rico em fibras, com consistência macia, sabor inconfundível e tem que seguir várias normas da legislação vigente para evitar contaminação, principalmente a da bactéria Clostridium botulinum. Os objetivos deste trabalho foram analisar o controle de qualidade no processamento do palmito pupunha em conserva, em diferentes cortes, tendo como parâmetros a monitoração do tempo/temperatura, acidificação, espaço-livre e formação de vácuo, análises de avaliação hermética e termossoldagem com a verificação de peso e também atributos de qualidade. O estudo foi realizado em uma fábrica no estado de Goiás, nos meses de março, abril, maio e junho deste ano. A análise do processamento do palmito pupunha em conserva, para os diferentes cortes, evidenciou que mesmo padronizando a temperatura de tratamento térmico existe diferença na duração do mesmo. Os parâmetros de controle de qualidade estudados, acidificação, vácuo, avaliação hermética e de resistência da termossoldagem à tração, estão dentro das normas estabelecidas da legislação específica, a RDC 85/2016. A determinação do espaço-livre, pesos e atributos de qualidade mostrou resultados satisfatórios e com poucas ocorrências de não conformidades.
Palavras-chave: Conserva
Palmito
Qualidade
Pupunha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3246
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2 - ANA CLAUDIA CHAGAS.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador