Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3222
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gestão democrática: princípios orientadores para a organização e prática escolar |
Autor(es): | Castro, Kayme Eduarda Vitorino |
Primeiro Orientador: | Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Morais, Frederico Dourado Rodrigues |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo compreender a gestão escolar sob os princípios democráticos. Avaliamos que a efetivação da gestão democrática escolar não é algo dado, precisa ser cotidianamente construída e é resultado de um contexto mais amplo, de sociedade, de educação, e da continuidade de políticas educacionais, que nem sempre estão alinhadas à perspectiva democrática. Compreendemos que, a depender de governos mais democráticos, que deem atenção à estruturação e manutenção da escola, especialmente das escolas públicas da educação básica, os princípios da gestão democrática são mais trabalhados e discutidos. Evidenciamos a origem do termo gestão e consecutivamente como este viera a ser introduzido posteriormente à educação, nas instituições de ensino. Esse estudo busca esclarecer o surgimento da política como organização social, assim como apresentamos a democracia surgida na Grécia, que permitia aos sujeitos participarem na tomada de decisões referentes ao coletivo. A partir dessa análise histórica sobre o surgimento dessas formas de organização social discutimos como os princípios democráticos se inserem ou não no espaço escolar, como essa concepção foi introduzida no campo educacional, quais desafios, contradições, objetivos e se é, de fato, efetivada nesse espaço de formação que é a escola. A pesquisa tomou como base autores que tratam sobre o tema, como CURY (2002), PARO (1998, 2007), SILVA (2007), CHAUÍ (2020), BOBBIO (1984), LIBÂNEO (2012), KINZO (2001), BRANDÃO (1981), SANDER (2009), CÂMARA (2016), SANTANA (2018), ARAÚJO (2000), dentre outros. Também foram estudados artigos e dados pesquisados no Google Acadêmico e em leis da educação, como as Constituições Federais de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/1996; Plano Nacional de Educação 2001 – 2011; Plano Nacional de Educação 2014 – 2024. Sobre a Gestão Democrática no ambiente escolar, com base nos documentos legais e na observação do cotidiano das escolas percebe-se que existem distâncias, pois os documentos orientam para o princípio da gestão democrática, porém diversas instituições não conseguem efetivá-la. Conclui-se que as instituições possuem desafios com relação a implementação desse modelo de gestão na escola e necessitam estar em constante busca pela superação desses desafios. |
Palavras-chave: | Democracia Gestão democrática Gestão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3222 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA Kayme Eduarda - Versão Final.pdf | 504,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador