PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Kayme Eduarda Vitorino-
dc.date.accessioned2021-12-17T00:35:09Z-
dc.date.available2021-12-17T00:35:09Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3222-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleGestão democrática: princípios orientadores para a organização e prática escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6532-4637pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308852280662013pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Frederico Dourado Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4555750266584433pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo compreender a gestão escolar sob os princípios democráticos. Avaliamos que a efetivação da gestão democrática escolar não é algo dado, precisa ser cotidianamente construída e é resultado de um contexto mais amplo, de sociedade, de educação, e da continuidade de políticas educacionais, que nem sempre estão alinhadas à perspectiva democrática. Compreendemos que, a depender de governos mais democráticos, que deem atenção à estruturação e manutenção da escola, especialmente das escolas públicas da educação básica, os princípios da gestão democrática são mais trabalhados e discutidos. Evidenciamos a origem do termo gestão e consecutivamente como este viera a ser introduzido posteriormente à educação, nas instituições de ensino. Esse estudo busca esclarecer o surgimento da política como organização social, assim como apresentamos a democracia surgida na Grécia, que permitia aos sujeitos participarem na tomada de decisões referentes ao coletivo. A partir dessa análise histórica sobre o surgimento dessas formas de organização social discutimos como os princípios democráticos se inserem ou não no espaço escolar, como essa concepção foi introduzida no campo educacional, quais desafios, contradições, objetivos e se é, de fato, efetivada nesse espaço de formação que é a escola. A pesquisa tomou como base autores que tratam sobre o tema, como CURY (2002), PARO (1998, 2007), SILVA (2007), CHAUÍ (2020), BOBBIO (1984), LIBÂNEO (2012), KINZO (2001), BRANDÃO (1981), SANDER (2009), CÂMARA (2016), SANTANA (2018), ARAÚJO (2000), dentre outros. Também foram estudados artigos e dados pesquisados no Google Acadêmico e em leis da educação, como as Constituições Federais de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/1996; Plano Nacional de Educação 2001 – 2011; Plano Nacional de Educação 2014 – 2024. Sobre a Gestão Democrática no ambiente escolar, com base nos documentos legais e na observação do cotidiano das escolas percebe-se que existem distâncias, pois os documentos orientam para o princípio da gestão democrática, porém diversas instituições não conseguem efetivá-la. Conclui-se que as instituições possuem desafios com relação a implementação desse modelo de gestão na escola e necessitam estar em constante busca pela superação desses desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA Kayme Eduarda - Versão Final.pdf504,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador