PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3194
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e diversidade: o atendimento aos estudantes com deficiência em escola pública
Autor(es): Souza, Thaís Andressa Mendes de
Primeiro Orientador: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee1: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Antônio Evaldo
Resumo: O tema deste trabalho de conclusão de curso (TCC) “educação e diversidade: o atendimento aos estudantes com deficiência em escola pública” tem por objetivo refletir sobre a preparação dos docentes atuantes em escola pública para o desenvolvimento de ação político pedagógica nas salas de aula com alunos de diversas culturas. Objetiva ainda, identificar os fundamentos de uma educação, que atenda a todos em sua especificidade e diversidade mediante estudos dos aspectos legais, históricos e pedagógicos dessa área. A escolha do tema se justifica pela quase ausência deste assunto durante o meu percurso no curso de Pedagogia. Partindo destes pressupostos, essa investigação consiste em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica baseada em materiais publicados, constituído principalmente por livros, artigos de periódicos, materiais em fonte física e disponibilizados na internet. A fundamentação teórica do texto trilhou as pelas ideias, principalmente, de Mantoan e Sassaki. Outros documentos deram suporte a construção das dimensões legal e pedagógica como a Constituição Federal Brasileira (CF), as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica (DCNGEB), Ministério da Educação (MEC). Está estruturada em dois capítulos. O primeiro centrou-se na educação para a diversidade reconhecendo que é uma prática construída cotidianamente, o que se constata no estudo sobre a trajetória da educação especial no Brasil, seu histórico e legislação que retratam avanços e recuos das políticas públicas. No segundo capítulo o foco se dá sobre a qualificação de professores em relação às especificidades do estudante que apresenta deficiência, com a introdução das tecnologias assistivas vistas com instrumentos, que podem contribuir para a superação de barreiras, que professores e estudantes vão encontrando no percurso da educação básica.
Palavras-chave: Deficiência
Diversidade
Educação
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3194
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CB Monografia Thais Andressa Mendes de Souza.pdf315,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador