PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Thaís Andressa Mendes de-
dc.date.accessioned2021-12-16T23:01:41Z-
dc.date.available2021-12-16T23:01:41Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3194-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleEducação e diversidade: o atendimento aos estudantes com deficiência em escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee1Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Antônio Evaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.description.resumoO tema deste trabalho de conclusão de curso (TCC) “educação e diversidade: o atendimento aos estudantes com deficiência em escola pública” tem por objetivo refletir sobre a preparação dos docentes atuantes em escola pública para o desenvolvimento de ação político pedagógica nas salas de aula com alunos de diversas culturas. Objetiva ainda, identificar os fundamentos de uma educação, que atenda a todos em sua especificidade e diversidade mediante estudos dos aspectos legais, históricos e pedagógicos dessa área. A escolha do tema se justifica pela quase ausência deste assunto durante o meu percurso no curso de Pedagogia. Partindo destes pressupostos, essa investigação consiste em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica baseada em materiais publicados, constituído principalmente por livros, artigos de periódicos, materiais em fonte física e disponibilizados na internet. A fundamentação teórica do texto trilhou as pelas ideias, principalmente, de Mantoan e Sassaki. Outros documentos deram suporte a construção das dimensões legal e pedagógica como a Constituição Federal Brasileira (CF), as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica (DCNGEB), Ministério da Educação (MEC). Está estruturada em dois capítulos. O primeiro centrou-se na educação para a diversidade reconhecendo que é uma prática construída cotidianamente, o que se constata no estudo sobre a trajetória da educação especial no Brasil, seu histórico e legislação que retratam avanços e recuos das políticas públicas. No segundo capítulo o foco se dá sobre a qualificação de professores em relação às especificidades do estudante que apresenta deficiência, com a introdução das tecnologias assistivas vistas com instrumentos, que podem contribuir para a superação de barreiras, que professores e estudantes vão encontrando no percurso da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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