PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3151
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contratação emergencial por dispensa de licitação em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus
Autor(es): Diniz, Italo Roberto Gomes
Primeiro Orientador: Borges, Fernanda da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Bitencourt, Frederico Luis Domingues
Resumo: A licitação é o instrumento obrigatório utilizado como meio para a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração, com a finalidade de aquisição de produtos e serviços, celebrando contratos com particulares. Com a declaração da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, no ano de 2020 foram causados impactos significativos em todo o globo, o que exige do Poder Público soluções céleres e eficientes, sobretudo no campo das contratações administrativas. Por sua vez, foi editada a Lei nº 13.979/2020, que dispõe de medidas de enfrentamento aos efeitos da pandemia, especialmente quando se trata da aquisição de soluções destinadas ao combate da COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, realizado por uma pesquisa bibliográfica e através do método comparativo. Em face da problemática, foi necessário realizar uma análise do direito provisório pertinente às contratações públicas, instituído para o enfrentamento da pandemia. Foi feita uma comparação entre o regime normal e o emergencial para demonstrar as modificações que foram instauradas. No entanto, verificou-se que com a instauração de medidas de simplificação procedimental, a escolha pela contratação através de Dispensa de Licitação, se provou acertada para atendimento do interesse público. Ademais, é evidenciada uma maior celeridade e eficácia nas contratações processadas na modalidade Pregão Eletrônico. Sendo assim, demonstrou-se que as alterações instituídas pela Lei nº 13.979/2020, proporcionam maior celeridade e simplicidade aos processos licitatórios destinados ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, resultando em mais benefícios do que malefícios para a Administração Pública.
Palavras-chave: Licitação
Pandemia
Coronavírus
Contratação emergencial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3151
Data do documento: 20-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - ITALO ROBERTO GOMES DINIZ.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador