Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3149
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A relação entre afetividade e aprendizagem no processo escolar |
Autor(es): | Sousa, Caroline Florentino |
Primeiro Orientador: | Rogeri, Raquia Rabelo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Curado, Márcia Helena Santos |
Resumo: | Este trabalho monográfico é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que abordará a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem. O estudo analisa as principais concepções sobre afetividade, a importância da aquisição da linguagem e sua influência no processo educativo, a afetividade e inteligência para Piaget e Vygotsky. A monografia coloca como cerne da discussão as concepções de Wallon acerca da afetividade, a partir da leitura de autores que falam sobre ele: GALVÃO (1998), ALMEIDA (1997), LA TAILLE (2002), MAHONEY (2005), BEZERRA (2006), GUEDES, (2007), BAÇO (2000), PESSOA (2000) e NETO (2012). Com as leituras teóricas compreende-se que a afetividade está presente desde as primeiras manifestações da existência humana e auxilia o professor não só a resolver e compreender os conflitos em sala de aula, mas a compreender a criança como uma pessoa completa, em seus aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos, colocando-o como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Tal consideração é construída a partir da valorização que Wallon dá a emoção como origem da consciência, sendo que o meio é outro elemento importante no processo de aprendizagem, pois é pela socialização e pela convivência com o outro que o ser humano se desenvolve. Wallon ainda ressalta que os processos cognitivos são desenvolvidos pelas interações sociais, por meio das experiências. Essa constatação nos aponta que o desenvolvimento cognitivo não é linear, existindo mudanças e conflitos (GALVÃO, 1998). Portanto, a afetividade torna-se relevante por ser aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo, tornando o processo de ensino e aprendizagem facilitador que contemple as relações afetivas e intelectuais do indivíduo. |
Palavras-chave: | Afetividade Linguagem Ensino aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3149 |
Data do documento: | 11-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA CAROL FINALIZADA.pdf | 452,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador