PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3149
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação entre afetividade e aprendizagem no processo escolar
Autor(es): Sousa, Caroline Florentino
Primeiro Orientador: Rogeri, Raquia Rabelo
metadata.dc.contributor.referee2: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: Este trabalho monográfico é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que abordará a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem. O estudo analisa as principais concepções sobre afetividade, a importância da aquisição da linguagem e sua influência no processo educativo, a afetividade e inteligência para Piaget e Vygotsky. A monografia coloca como cerne da discussão as concepções de Wallon acerca da afetividade, a partir da leitura de autores que falam sobre ele: GALVÃO (1998), ALMEIDA (1997), LA TAILLE (2002), MAHONEY (2005), BEZERRA (2006), GUEDES, (2007), BAÇO (2000), PESSOA (2000) e NETO (2012). Com as leituras teóricas compreende-se que a afetividade está presente desde as primeiras manifestações da existência humana e auxilia o professor não só a resolver e compreender os conflitos em sala de aula, mas a compreender a criança como uma pessoa completa, em seus aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos, colocando-o como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Tal consideração é construída a partir da valorização que Wallon dá a emoção como origem da consciência, sendo que o meio é outro elemento importante no processo de aprendizagem, pois é pela socialização e pela convivência com o outro que o ser humano se desenvolve. Wallon ainda ressalta que os processos cognitivos são desenvolvidos pelas interações sociais, por meio das experiências. Essa constatação nos aponta que o desenvolvimento cognitivo não é linear, existindo mudanças e conflitos (GALVÃO, 1998). Portanto, a afetividade torna-se relevante por ser aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo, tornando o processo de ensino e aprendizagem facilitador que contemple as relações afetivas e intelectuais do indivíduo.
Palavras-chave: Afetividade
Linguagem
Ensino aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3149
Data do documento: 11-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA CAROL FINALIZADA.pdf452,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador