Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Caroline Florentino | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T20:48:29Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T20:48:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3149 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A relação entre afetividade e aprendizagem no processo escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rogeri, Raquia Rabelo | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-9789-3770 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121251334312988 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Curado, Márcia Helena Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que abordará a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem. O estudo analisa as principais concepções sobre afetividade, a importância da aquisição da linguagem e sua influência no processo educativo, a afetividade e inteligência para Piaget e Vygotsky. A monografia coloca como cerne da discussão as concepções de Wallon acerca da afetividade, a partir da leitura de autores que falam sobre ele: GALVÃO (1998), ALMEIDA (1997), LA TAILLE (2002), MAHONEY (2005), BEZERRA (2006), GUEDES, (2007), BAÇO (2000), PESSOA (2000) e NETO (2012). Com as leituras teóricas compreende-se que a afetividade está presente desde as primeiras manifestações da existência humana e auxilia o professor não só a resolver e compreender os conflitos em sala de aula, mas a compreender a criança como uma pessoa completa, em seus aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos, colocando-o como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Tal consideração é construída a partir da valorização que Wallon dá a emoção como origem da consciência, sendo que o meio é outro elemento importante no processo de aprendizagem, pois é pela socialização e pela convivência com o outro que o ser humano se desenvolve. Wallon ainda ressalta que os processos cognitivos são desenvolvidos pelas interações sociais, por meio das experiências. Essa constatação nos aponta que o desenvolvimento cognitivo não é linear, existindo mudanças e conflitos (GALVÃO, 1998). Portanto, a afetividade torna-se relevante por ser aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo, tornando o processo de ensino e aprendizagem facilitador que contemple as relações afetivas e intelectuais do indivíduo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA CAROL FINALIZADA.pdf | 452,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador