PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Caroline Florentino-
dc.date.accessioned2021-12-16T20:48:29Z-
dc.date.available2021-12-16T20:48:29Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3149-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleA relação entre afetividade e aprendizagem no processo escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rogeri, Raquia Rabelo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9789-3770pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.contributor.referee2Curado, Márcia Helena Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que abordará a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem. O estudo analisa as principais concepções sobre afetividade, a importância da aquisição da linguagem e sua influência no processo educativo, a afetividade e inteligência para Piaget e Vygotsky. A monografia coloca como cerne da discussão as concepções de Wallon acerca da afetividade, a partir da leitura de autores que falam sobre ele: GALVÃO (1998), ALMEIDA (1997), LA TAILLE (2002), MAHONEY (2005), BEZERRA (2006), GUEDES, (2007), BAÇO (2000), PESSOA (2000) e NETO (2012). Com as leituras teóricas compreende-se que a afetividade está presente desde as primeiras manifestações da existência humana e auxilia o professor não só a resolver e compreender os conflitos em sala de aula, mas a compreender a criança como uma pessoa completa, em seus aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos, colocando-o como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Tal consideração é construída a partir da valorização que Wallon dá a emoção como origem da consciência, sendo que o meio é outro elemento importante no processo de aprendizagem, pois é pela socialização e pela convivência com o outro que o ser humano se desenvolve. Wallon ainda ressalta que os processos cognitivos são desenvolvidos pelas interações sociais, por meio das experiências. Essa constatação nos aponta que o desenvolvimento cognitivo não é linear, existindo mudanças e conflitos (GALVÃO, 1998). Portanto, a afetividade torna-se relevante por ser aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo, tornando o processo de ensino e aprendizagem facilitador que contemple as relações afetivas e intelectuais do indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA CAROL FINALIZADA.pdf452,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador