Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3144
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagem |
Autor(es): | Leal, Géssica Dias |
Primeiro Orientador: | Rogeri, Raquia Rabelo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sousa, Daniela Rodrigues de |
Resumo: | Este trabalho monográfico é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que abordará o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, como mediadoras no processo de ensino-aprendizagem na educação. O estudo analisa as principais concepções sobre a mediação e as Tecnologias de Comunicação e Informação dentro do espaço escolar. A monografia coloca como cerne da discussão as concepções de Peixoto fundamentada em Vygotsky em sua teoria sociocultural. A pesquisa monográfica coloca em foco a discussão do tema a partir da leitura de autores que falam sobre ele: Peixoto (2015); Oliveira; Moura; Sousa, (2015); Anjos E Silva (2018); Romero (2015); Vygotsky (2007); Moran; Masetto; Behrens (2006); Hegel (2008); Prensky (2001); Leal (2021). Com as leituras teóricas compreende-se que tecnologia é tudo aquilo que em algum momento foi pensado e posteriormente desenvolvido. Mas neste trabalho monográfico, o foco central está nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que por sua vez podem ser entendidas como conjunto de recursos tecnológicos que interferem e medeiam os processos comunicativos dos seres humanos. Compreende-se então que diversos tipos de tecnologia compõem o espaço escolar, mesmo que se trate de um ambiente considerado tradicional onde principal recurso dos alunos é o professor, que atua como instrutor e que os ensina pessoalmente. Desta forma, as TIC’s são elementos mediadores fundamentais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois após os estudos entende-se a mediação como algo que possui o papel de intervir em uma relação, com o objetivo de aproximar dois elementos conflituosos. Por fim, os resultados demonstraram a relevância do estudo do tema, pois faz-se muito importante compreender que é necessária uma reinvenção para que o acesso aos meios de comunicação e informação não se tornem apenas consumíveis ao longo das aulas, menos ainda recair sobre pensamentos errôneos de que a tecnologia por si só é facilitadora e resolverá os problemas encontrados neste percurso. Desta forma, objetiva-se que a tecnologia seja compreendida como algo que possa se tornar um grande colaborar do processo de ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: | Mediação Tecnologia Tecnologia da informação e comunicação Ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3144 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA GÉSSICA - Finalizada.pdf | 482,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador