PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Géssica Dias-
dc.date.accessioned2021-12-16T20:33:02Z-
dc.date.available2021-12-16T20:33:02Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3144-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleO uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rogeri, Raquia Rabelo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9789-3770pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Daniela Rodrigues de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0449-0209pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que abordará o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, como mediadoras no processo de ensino-aprendizagem na educação. O estudo analisa as principais concepções sobre a mediação e as Tecnologias de Comunicação e Informação dentro do espaço escolar. A monografia coloca como cerne da discussão as concepções de Peixoto fundamentada em Vygotsky em sua teoria sociocultural. A pesquisa monográfica coloca em foco a discussão do tema a partir da leitura de autores que falam sobre ele: Peixoto (2015); Oliveira; Moura; Sousa, (2015); Anjos E Silva (2018); Romero (2015); Vygotsky (2007); Moran; Masetto; Behrens (2006); Hegel (2008); Prensky (2001); Leal (2021). Com as leituras teóricas compreende-se que tecnologia é tudo aquilo que em algum momento foi pensado e posteriormente desenvolvido. Mas neste trabalho monográfico, o foco central está nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que por sua vez podem ser entendidas como conjunto de recursos tecnológicos que interferem e medeiam os processos comunicativos dos seres humanos. Compreende-se então que diversos tipos de tecnologia compõem o espaço escolar, mesmo que se trate de um ambiente considerado tradicional onde principal recurso dos alunos é o professor, que atua como instrutor e que os ensina pessoalmente. Desta forma, as TIC’s são elementos mediadores fundamentais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois após os estudos entende-se a mediação como algo que possui o papel de intervir em uma relação, com o objetivo de aproximar dois elementos conflituosos. Por fim, os resultados demonstraram a relevância do estudo do tema, pois faz-se muito importante compreender que é necessária uma reinvenção para que o acesso aos meios de comunicação e informação não se tornem apenas consumíveis ao longo das aulas, menos ainda recair sobre pensamentos errôneos de que a tecnologia por si só é facilitadora e resolverá os problemas encontrados neste percurso. Desta forma, objetiva-se que a tecnologia seja compreendida como algo que possa se tornar um grande colaborar do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA GÉSSICA - Finalizada.pdf482,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador