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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3129
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do currículo escolar, e sua atualização permanente para aprendizagem do estudante de forma significativa |
Autor(es): | Dias, Iasmine Bispo |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Antônio Evaldo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Naicron Alvarenga da |
Resumo: | Este trabalho monográfico aponta que a idealização de um currículo escolar na perspectiva de inovação percorreu um longo caminho marcado por disputas de poder entre classes. Onde começou a ser vislumbrado por alguns intelectuais à época que compreenderam que o ensino tradicional já não mais atendia às necessidades daquela sociedade que se emergia junto às tecnologias e ao capitalismo, fomentados pela vertiginosa chegada da industrialização. Às aspirações pelo conhecimento interdisciplinar impulsionaram as mudanças na estrutura do processo educativo, buscando a formação integral do sujeito; desenvolvendo o pensamento cognitivo; o saber multicultural; e a aprendizagem significativa, capacitando o para exercer seus direitos e deveres na sociedade a qual estava imerso. Contudo, quando se notaram a influência do currículo exercida na sociedade, a educação passou a ser muito visada pelas esferas sociopolíticas e, por consequente, passou a ser alvo dos grupos dominantes e do Estado, sofrendo um grande controle nas suas práticas pedagógicas. O egresso de um currículo crítico, fundamentado e multicultural nas escolas do País, foi precedido por teorias curriculares tradicionais, importação de programas curriculares americanos, pelo controle do regime militar, por concepções tecnicistas, por diretrizes nacionais curriculares, que sob o olhar da sociedade capitalista era monitorado e fiscalizado. Os registros sobre a publicação de exemplares curriculares numa perspectiva crítica, indicam que somente em meados de 1980 chegam às livrarias do Brasil e, no que concerne a atuação no campo, de forma efetiva, os relatos apontam para a década de 90, onde o pensamento reflexivo-critico acerca da construção do currículo, como referencial teórico-prático, foi difundido por toda a comunidade acadêmica. |
Palavras-chave: | Currículo crítico Inovação Sociedade Multicultural |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3129 |
Data do documento: | 11-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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