PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Iasmine Bispo-
dc.date.accessioned2021-12-16T20:05:45Z-
dc.date.available2021-12-16T20:05:45Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3129-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo críticopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectMulticulturalpt_BR
dc.titleA importância do currículo escolar, e sua atualização permanente para aprendizagem do estudante de forma significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Evaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Naicron Alvarenga da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0432211332393554pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico aponta que a idealização de um currículo escolar na perspectiva de inovação percorreu um longo caminho marcado por disputas de poder entre classes. Onde começou a ser vislumbrado por alguns intelectuais à época que compreenderam que o ensino tradicional já não mais atendia às necessidades daquela sociedade que se emergia junto às tecnologias e ao capitalismo, fomentados pela vertiginosa chegada da industrialização. Às aspirações pelo conhecimento interdisciplinar impulsionaram as mudanças na estrutura do processo educativo, buscando a formação integral do sujeito; desenvolvendo o pensamento cognitivo; o saber multicultural; e a aprendizagem significativa, capacitando o para exercer seus direitos e deveres na sociedade a qual estava imerso. Contudo, quando se notaram a influência do currículo exercida na sociedade, a educação passou a ser muito visada pelas esferas sociopolíticas e, por consequente, passou a ser alvo dos grupos dominantes e do Estado, sofrendo um grande controle nas suas práticas pedagógicas. O egresso de um currículo crítico, fundamentado e multicultural nas escolas do País, foi precedido por teorias curriculares tradicionais, importação de programas curriculares americanos, pelo controle do regime militar, por concepções tecnicistas, por diretrizes nacionais curriculares, que sob o olhar da sociedade capitalista era monitorado e fiscalizado. Os registros sobre a publicação de exemplares curriculares numa perspectiva crítica, indicam que somente em meados de 1980 chegam às livrarias do Brasil e, no que concerne a atuação no campo, de forma efetiva, os relatos apontam para a década de 90, onde o pensamento reflexivo-critico acerca da construção do currículo, como referencial teórico-prático, foi difundido por toda a comunidade acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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