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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Dias, Iasmine Bispo | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T20:05:45Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T20:05:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3129 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo crítico | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Multicultural | pt_BR |
dc.title | A importância do currículo escolar, e sua atualização permanente para aprendizagem do estudante de forma significativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Antônio Evaldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1923104710342715 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Naicron Alvarenga da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0432211332393554 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico aponta que a idealização de um currículo escolar na perspectiva de inovação percorreu um longo caminho marcado por disputas de poder entre classes. Onde começou a ser vislumbrado por alguns intelectuais à época que compreenderam que o ensino tradicional já não mais atendia às necessidades daquela sociedade que se emergia junto às tecnologias e ao capitalismo, fomentados pela vertiginosa chegada da industrialização. Às aspirações pelo conhecimento interdisciplinar impulsionaram as mudanças na estrutura do processo educativo, buscando a formação integral do sujeito; desenvolvendo o pensamento cognitivo; o saber multicultural; e a aprendizagem significativa, capacitando o para exercer seus direitos e deveres na sociedade a qual estava imerso. Contudo, quando se notaram a influência do currículo exercida na sociedade, a educação passou a ser muito visada pelas esferas sociopolíticas e, por consequente, passou a ser alvo dos grupos dominantes e do Estado, sofrendo um grande controle nas suas práticas pedagógicas. O egresso de um currículo crítico, fundamentado e multicultural nas escolas do País, foi precedido por teorias curriculares tradicionais, importação de programas curriculares americanos, pelo controle do regime militar, por concepções tecnicistas, por diretrizes nacionais curriculares, que sob o olhar da sociedade capitalista era monitorado e fiscalizado. Os registros sobre a publicação de exemplares curriculares numa perspectiva crítica, indicam que somente em meados de 1980 chegam às livrarias do Brasil e, no que concerne a atuação no campo, de forma efetiva, os relatos apontam para a década de 90, onde o pensamento reflexivo-critico acerca da construção do currículo, como referencial teórico-prático, foi difundido por toda a comunidade acadêmica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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