PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3127
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Corpo e representação da diversidade na publicidade de moda íntima: estudo da campanha Savage x Fenty 2019
Autor(es): Dourado, João Pedro Pereira
Primeiro Orientador: Ferreira, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Andrada, Renata Borges Crispim
metadata.dc.contributor.referee2: Rosenzweig, Patrícia Quitero
Resumo: Esta pesquisa é uma monografia do curso de publicidade e propaganda que tem como tema: corpo e representação da diversidade na publicidade de moda íntima: estudo da campanha Savage x Fenty 2019. A pergunta problema do estudo foi: quais características fisionômicas e de identidade de gênero foram representadas na campanha Savage x Fenty 2019? Essas características revelam diversidade na representação dos corpos? Os principais referenciais teóricos do estudo foram Goldenberg (2007) e Le Breton (2007) na discussão sobre corpo, Barbosa (2004) na discussão sobre consumo, Svendsen (2010) na discussão sobre moda e Louro (2003) na discussão sobre gênero. Esta pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa. O corpus é constituído pelo desfile Savage x Fenty 2019 disponível na Amazon Prime. A análise de conteúdo foi o método utilizado para estudo do corpus. Após a realização da análise de 20 copos, verificou-se que no quesito fisionômico houve 45% de representação diversa e no quesito identidade de gênero houve apenas 10% de representação. E além disso estes corpos não tiveram participação de protagonistas no desfile.
Palavras-chave: Publicidade de moda íntima
Corpo
Diversidade
Savage x Fenty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3127
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC João Pedro Pereira Dourado.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador