PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3101
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem Pikler: contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com necessidades de inclusão visando a sua efetivação na educação infantil
Autor(es): Corado, Anna Maria Campos
Primeiro Orientador: Amado, Suely Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, com o título “Abordagem Pikler: contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com necessidades de inclusão visando a sua efetivação na Educação Infantil.”, tem como objetivo analisar a Abordagem Pikler, visando compreender o desenvolvimento infantil no processo de aprendizagem na Educação Infantil na primeira infância. A metodologia serviu de diretrizes para a pesquisa bibliográfica e a escrita desta monografia II utilizou-se a obras, documentos, textos acadêmicos e artigos científicos que tratam da temática. Os autores principais foram Judit Falk (2011), Zilda de Morais Ramos de Oliveira (2011), Suzana Soares (2021), Alex Duarte (2021). Portanto, esta pesquisa teve o intuito de estudar e aprofundar o eixo norteador histórico da pediatra Emmi Pikler e sua contribuição para a primeira formação da criança. Também foi aprofundando a questão de inclusão na sociedade e na escola, e a diferença entre a autonomia de aprendizagem e a autonomia de vida, e a visão do autor Alex Duarte de como tratar a inclusão e fazendo a relação com a Abordagem Pikler, como uma forma de empoderar as pessoas e acabar com a ideologia do capacitismo, que a discrimina pessoas com deficiência e hierarquiza a relação entre as pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal de beleza e capacidade. Infelizmente as pessoas reproduzem o vocabulário capacitista sem atentar-se que é uma ação violenta e negacionista funcional.
Palavras-chave: Emmi Pikler
Abordagem
Inclusão
Autonomia
Criança
Capacitismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3101
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SA Monografia Anna Maria Campos Corado 2.pdf344,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador