PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorado, Anna Maria Campos-
dc.date.accessioned2021-12-16T18:33:51Z-
dc.date.available2021-12-16T18:33:51Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3101-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmmi Piklerpt_BR
dc.subjectAbordagem-
dc.subjectInclusão-
dc.subjectAutonomia-
dc.subjectCriança-
dc.subjectCapacitismo-
dc.titleAbordagem Pikler: contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com necessidades de inclusão visando a sua efetivação na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amado, Suely Maria da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123503399224088pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Curado, Márcia Helena Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, com o título “Abordagem Pikler: contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com necessidades de inclusão visando a sua efetivação na Educação Infantil.”, tem como objetivo analisar a Abordagem Pikler, visando compreender o desenvolvimento infantil no processo de aprendizagem na Educação Infantil na primeira infância. A metodologia serviu de diretrizes para a pesquisa bibliográfica e a escrita desta monografia II utilizou-se a obras, documentos, textos acadêmicos e artigos científicos que tratam da temática. Os autores principais foram Judit Falk (2011), Zilda de Morais Ramos de Oliveira (2011), Suzana Soares (2021), Alex Duarte (2021). Portanto, esta pesquisa teve o intuito de estudar e aprofundar o eixo norteador histórico da pediatra Emmi Pikler e sua contribuição para a primeira formação da criança. Também foi aprofundando a questão de inclusão na sociedade e na escola, e a diferença entre a autonomia de aprendizagem e a autonomia de vida, e a visão do autor Alex Duarte de como tratar a inclusão e fazendo a relação com a Abordagem Pikler, como uma forma de empoderar as pessoas e acabar com a ideologia do capacitismo, que a discrimina pessoas com deficiência e hierarquiza a relação entre as pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal de beleza e capacidade. Infelizmente as pessoas reproduzem o vocabulário capacitista sem atentar-se que é uma ação violenta e negacionista funcional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362862137086424pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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