PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3071
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gamedesk: gamificação para service desk
Autor(es): Souza, Fabricio Elias de
Primeiro Orientador: Silva, Solange da
metadata.dc.contributor.referee1: Centeno, Carmen Cecilia
metadata.dc.contributor.referee2: Jukemura, Anibal Santos
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver uma aplicação usando gamificação, que pudesse oferecer conquistas e recompensas para os colaboradores, baseados em chamados do Service Desk, visando aumentar o engajamento e a agilidade na prestação de serviço. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa, segundo sua natureza é um resumo de assunto. Segundo seus objetivos é exploratória e quanto aos seus procedimentos técnicos é bibliográfica e experimental. Os resultados obtidos permitiram concluir que o colaborador, por meio da aplicação, vendo as suas conquistas, seu progresso de recompensas e ainda acompanhando os gráficos de desempenho de seus chamados, ficaram mais motivados. Além disso, utilizando a gamificação, houve um engajamento maior devido aos interesses dos colaboradores em obter as conquistas e as recompensas inseridas na aplicação implementada. Assim, o atendimento aos chamados ficou mais ágil e aumentou o engajamento, trazendo mais produtividade para a empresa.
Abstract: The objective of this work was to develop an application using gamification, which could offer achievements and rewards to employees, based on Service Desk calls, in order to increase engagement and agility in providing service. As for the methodological aspects, this research, according to its nature, is a summary of the subject. According to its objectives, it is exploratory and regarding its technical procedures, it is bibliographical and experimental. The results obtained allowed us to conclude that the employee, through the application, seeing their achievements, their rewards progress and even following the performance graphs of their calls, were more motivated. Furthermore, using gamification, there was a greater engagement due to the employees' interests in obtaining the achievements and rewards inserted in the implemented application. Thus, answering calls became more agile and increased engagement, bringing more productivity to the company.
Palavras-chave: Gamificação
Service desk
Produtividade
Engajamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3071
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tcc2final-repositorio.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador