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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3071
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gamedesk: gamificação para service desk |
Autor(es): | Souza, Fabricio Elias de |
Primeiro Orientador: | Silva, Solange da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Centeno, Carmen Cecilia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Jukemura, Anibal Santos |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver uma aplicação usando gamificação, que pudesse oferecer conquistas e recompensas para os colaboradores, baseados em chamados do Service Desk, visando aumentar o engajamento e a agilidade na prestação de serviço. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa, segundo sua natureza é um resumo de assunto. Segundo seus objetivos é exploratória e quanto aos seus procedimentos técnicos é bibliográfica e experimental. Os resultados obtidos permitiram concluir que o colaborador, por meio da aplicação, vendo as suas conquistas, seu progresso de recompensas e ainda acompanhando os gráficos de desempenho de seus chamados, ficaram mais motivados. Além disso, utilizando a gamificação, houve um engajamento maior devido aos interesses dos colaboradores em obter as conquistas e as recompensas inseridas na aplicação implementada. Assim, o atendimento aos chamados ficou mais ágil e aumentou o engajamento, trazendo mais produtividade para a empresa. |
Abstract: | The objective of this work was to develop an application using gamification, which could offer achievements and rewards to employees, based on Service Desk calls, in order to increase engagement and agility in providing service. As for the methodological aspects, this research, according to its nature, is a summary of the subject. According to its objectives, it is exploratory and regarding its technical procedures, it is bibliographical and experimental. The results obtained allowed us to conclude that the employee, through the application, seeing their achievements, their rewards progress and even following the performance graphs of their calls, were more motivated. Furthermore, using gamification, there was a greater engagement due to the employees' interests in obtaining the achievements and rewards inserted in the implemented application. Thus, answering calls became more agile and increased engagement, bringing more productivity to the company. |
Palavras-chave: | Gamificação Service desk Produtividade Engajamento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3071 |
Data do documento: | 6-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciência da Computação |
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