PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3062
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O conceito do brincar heurístico na educação infantil
Autor(es): Sousa, Sonilda Pereira de
Primeiro Orientador: Silva, Mardônio Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Castanheira, Salete Flôres
Resumo: Esta monografia é um estudo que tem por finalidade compreender o brincar heurístico e como este influencia o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se compreender a brincadeira como fator de desenvolvimento e direito da criança, garantido por lei, e o brincar heurístico como uma nova abordagem diferenciada de organizar atividades lúdicas de crianças pequenas na primeira infância e que permite a criança desenvolver a imaginação e a criatividade, por meio de objetos não estruturados que a possibilita criar as suas próprias brincadeiras. Dessa forma, buscou-se entender a relevância pedagógica do brincar heurístico para a Educação Infantil, em contribuição ao desenvolvimento intergral de seus alunos. O dialogo entre as percepções de autores que já principiaram a abordagem sobre o tema no âmbito acadêmico, nos revela a importância da prática do brincar heurístico para a infância. Tal pesquisa nos possibilitou compreender que o brincar heurístico desenvolve a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, quando permite aquisição de habilidades e competências cognitivas, emocionais e sociais que preparam a criança, por meio da imaginação e do mundo do faz de conta, de uma forma divertida e interativa para a vida e, na Educação Infantil, o brincar heurístico, possibilita esse desenvolvimento á toda e qualquer criança, independente de suas especificidades ou de sua condição social, sendo relevante não só para Educação Infantil, como para a criança, como sujeito histórico cultural, detentor do direito assistido pela Constituição Federal Brasileira de brincar.
Palavras-chave: Brincar heurístico
Brincadeiras
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3062
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Sonilda Pereira de Sousa (1).pdf455,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador