Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3062
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Sonilda Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T14:31:01Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T14:31:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3062 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincar heurístico | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | - |
dc.subject | Educação infantil | - |
dc.title | O conceito do brincar heurístico na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Mardônio Pereira da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0516-7905 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8859418160324890 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia é um estudo que tem por finalidade compreender o brincar heurístico e como este influencia o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se compreender a brincadeira como fator de desenvolvimento e direito da criança, garantido por lei, e o brincar heurístico como uma nova abordagem diferenciada de organizar atividades lúdicas de crianças pequenas na primeira infância e que permite a criança desenvolver a imaginação e a criatividade, por meio de objetos não estruturados que a possibilita criar as suas próprias brincadeiras. Dessa forma, buscou-se entender a relevância pedagógica do brincar heurístico para a Educação Infantil, em contribuição ao desenvolvimento intergral de seus alunos. O dialogo entre as percepções de autores que já principiaram a abordagem sobre o tema no âmbito acadêmico, nos revela a importância da prática do brincar heurístico para a infância. Tal pesquisa nos possibilitou compreender que o brincar heurístico desenvolve a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, quando permite aquisição de habilidades e competências cognitivas, emocionais e sociais que preparam a criança, por meio da imaginação e do mundo do faz de conta, de uma forma divertida e interativa para a vida e, na Educação Infantil, o brincar heurístico, possibilita esse desenvolvimento á toda e qualquer criança, independente de suas especificidades ou de sua condição social, sendo relevante não só para Educação Infantil, como para a criança, como sujeito histórico cultural, detentor do direito assistido pela Constituição Federal Brasileira de brincar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Sonilda Pereira de Sousa (1).pdf | 455,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador