PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Sonilda Pereira de-
dc.date.accessioned2021-12-16T14:31:01Z-
dc.date.available2021-12-16T14:31:01Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3062-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincar heurísticopt_BR
dc.subjectBrincadeiras-
dc.subjectEducação infantil-
dc.titleO conceito do brincar heurístico na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mardônio Pereira da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0516-7905pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859418160324890pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Castanheira, Salete Flôres-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9147383889968856pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia é um estudo que tem por finalidade compreender o brincar heurístico e como este influencia o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se compreender a brincadeira como fator de desenvolvimento e direito da criança, garantido por lei, e o brincar heurístico como uma nova abordagem diferenciada de organizar atividades lúdicas de crianças pequenas na primeira infância e que permite a criança desenvolver a imaginação e a criatividade, por meio de objetos não estruturados que a possibilita criar as suas próprias brincadeiras. Dessa forma, buscou-se entender a relevância pedagógica do brincar heurístico para a Educação Infantil, em contribuição ao desenvolvimento intergral de seus alunos. O dialogo entre as percepções de autores que já principiaram a abordagem sobre o tema no âmbito acadêmico, nos revela a importância da prática do brincar heurístico para a infância. Tal pesquisa nos possibilitou compreender que o brincar heurístico desenvolve a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, quando permite aquisição de habilidades e competências cognitivas, emocionais e sociais que preparam a criança, por meio da imaginação e do mundo do faz de conta, de uma forma divertida e interativa para a vida e, na Educação Infantil, o brincar heurístico, possibilita esse desenvolvimento á toda e qualquer criança, independente de suas especificidades ou de sua condição social, sendo relevante não só para Educação Infantil, como para a criança, como sujeito histórico cultural, detentor do direito assistido pela Constituição Federal Brasileira de brincar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Sonilda Pereira de Sousa (1).pdf455,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador