Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3056
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O conceito de brincar na educação infantil |
Autor(es): | Souza, Alessandra Rosa da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Mardônio Pereira da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Castanheira, Salete Flôres |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos traz o conceito de brincar, com o seguinte problema: Qual o papel formativo das brincadeiras na educação infantil? Em que as brincadeiras como práticas pedagógicas são fundamentais para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. A seguinte pesquisa, tem como objetivo perceber a importância das brincadeiras na educação infantil, descrever o conceito de infância e a Educação Infantil ao logo da história, apontar na legislação brasileira as normas que regulam a Educação Infantil e demonstrar a importância da formação do professor para o trabalho na Educação Infantil. Esse trabalho foi feito por meio de uma metodologia descritiva, e se trata de uma pesquisa bibliográfica cujo procedimentos foram: levantamento bibliográfico pertinente ao tema escolhido, seleção dos principais textos pertinentes relacionados ao problema colocado, leitura de fichamento dos textos, e por fim, redação dos capítulos da monografia. A fundamentação teórica teve como principais aportes: Philippe Ariés; Maria Carmem Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn; Zilma de Morais Ramos de Oliveira; Carmem Graidy, Gládis E. Kaercher. Toda essa pesquisa, teve uma estrutura e foi organizada com uma introdução, capítulo I, capítulo II e capítulo III. No primeiro capítulo, ao longo da história, com o surgimento do sentimento da infância, as mudanças econômicas e sociais ocorridas na sociedade, a necessidade de um espaço específico que atendesse as crianças, o surgimento então das creches e pré-escolas, as brincadeiras ganharam força, e se tornaram fundamentais e essenciais para o processo educativo do sujeito, contribuindo para sua formação humana. No segundo capítulo, algumas leis brasileiras foram criadas para estabelecer os cuidados que as instituições infantis devem ter para com a criança e o seu pleno desenvolvimento. A interação e as brincadeiras, como eixos estruturantes das práticas pedagógicas, se tornando indispensáveis, para que o processo formativo do sujeito se torne real e significativo na educação infantil. No terceiro capítulo percebe-se que a formação docente é fundamental para que, sendo ele um mediador, a criança se torne um cidadão crítico, ético, justo e humano. O professor ao trabalhar de maneira responsável com as brincadeiras, através das relações entre seus pares, entre os adultos, ira estabelecer uma relação de troca de conhecimentos sobre si e sobre o outro. Onde as diversidades culturais se encontram e contribuem para o processo formativo do sujeito. Pude observar o quanto as brincadeiras não são apenas um momento de pura diversão, elas proporcionam ao sujeito um desenvolvimento pleno, sendo fundamentais na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Ou seja, ao brincar as crianças interagem e descobrem o mundo a sua volta, de maneira a contribuir na sua autonomia, no seu desenvolvimento humano, no respeito pelo outro, para a construção da sua própria identidade. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Brincadeiras Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3056 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Alessandra Rosa da Silva Souza (2).pdf | 254,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador