PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3056
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O conceito de brincar na educação infantil
Autor(es): Souza, Alessandra Rosa da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Mardônio Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Castanheira, Salete Flôres
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos traz o conceito de brincar, com o seguinte problema: Qual o papel formativo das brincadeiras na educação infantil? Em que as brincadeiras como práticas pedagógicas são fundamentais para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. A seguinte pesquisa, tem como objetivo perceber a importância das brincadeiras na educação infantil, descrever o conceito de infância e a Educação Infantil ao logo da história, apontar na legislação brasileira as normas que regulam a Educação Infantil e demonstrar a importância da formação do professor para o trabalho na Educação Infantil. Esse trabalho foi feito por meio de uma metodologia descritiva, e se trata de uma pesquisa bibliográfica cujo procedimentos foram: levantamento bibliográfico pertinente ao tema escolhido, seleção dos principais textos pertinentes relacionados ao problema colocado, leitura de fichamento dos textos, e por fim, redação dos capítulos da monografia. A fundamentação teórica teve como principais aportes: Philippe Ariés; Maria Carmem Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn; Zilma de Morais Ramos de Oliveira; Carmem Graidy, Gládis E. Kaercher. Toda essa pesquisa, teve uma estrutura e foi organizada com uma introdução, capítulo I, capítulo II e capítulo III. No primeiro capítulo, ao longo da história, com o surgimento do sentimento da infância, as mudanças econômicas e sociais ocorridas na sociedade, a necessidade de um espaço específico que atendesse as crianças, o surgimento então das creches e pré-escolas, as brincadeiras ganharam força, e se tornaram fundamentais e essenciais para o processo educativo do sujeito, contribuindo para sua formação humana. No segundo capítulo, algumas leis brasileiras foram criadas para estabelecer os cuidados que as instituições infantis devem ter para com a criança e o seu pleno desenvolvimento. A interação e as brincadeiras, como eixos estruturantes das práticas pedagógicas, se tornando indispensáveis, para que o processo formativo do sujeito se torne real e significativo na educação infantil. No terceiro capítulo percebe-se que a formação docente é fundamental para que, sendo ele um mediador, a criança se torne um cidadão crítico, ético, justo e humano. O professor ao trabalhar de maneira responsável com as brincadeiras, através das relações entre seus pares, entre os adultos, ira estabelecer uma relação de troca de conhecimentos sobre si e sobre o outro. Onde as diversidades culturais se encontram e contribuem para o processo formativo do sujeito. Pude observar o quanto as brincadeiras não são apenas um momento de pura diversão, elas proporcionam ao sujeito um desenvolvimento pleno, sendo fundamentais na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Ou seja, ao brincar as crianças interagem e descobrem o mundo a sua volta, de maneira a contribuir na sua autonomia, no seu desenvolvimento humano, no respeito pelo outro, para a construção da sua própria identidade.
Palavras-chave: Aprendizagem
Brincadeiras
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3056
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Alessandra Rosa da Silva Souza (2).pdf254,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador