Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Alessandra Rosa da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T14:18:46Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T14:18:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3056 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | - |
dc.subject | Educação infantil | - |
dc.title | O conceito de brincar na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Mardônio Pereira da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0516-7905 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8859418160324890 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos traz o conceito de brincar, com o seguinte problema: Qual o papel formativo das brincadeiras na educação infantil? Em que as brincadeiras como práticas pedagógicas são fundamentais para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. A seguinte pesquisa, tem como objetivo perceber a importância das brincadeiras na educação infantil, descrever o conceito de infância e a Educação Infantil ao logo da história, apontar na legislação brasileira as normas que regulam a Educação Infantil e demonstrar a importância da formação do professor para o trabalho na Educação Infantil. Esse trabalho foi feito por meio de uma metodologia descritiva, e se trata de uma pesquisa bibliográfica cujo procedimentos foram: levantamento bibliográfico pertinente ao tema escolhido, seleção dos principais textos pertinentes relacionados ao problema colocado, leitura de fichamento dos textos, e por fim, redação dos capítulos da monografia. A fundamentação teórica teve como principais aportes: Philippe Ariés; Maria Carmem Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn; Zilma de Morais Ramos de Oliveira; Carmem Graidy, Gládis E. Kaercher. Toda essa pesquisa, teve uma estrutura e foi organizada com uma introdução, capítulo I, capítulo II e capítulo III. No primeiro capítulo, ao longo da história, com o surgimento do sentimento da infância, as mudanças econômicas e sociais ocorridas na sociedade, a necessidade de um espaço específico que atendesse as crianças, o surgimento então das creches e pré-escolas, as brincadeiras ganharam força, e se tornaram fundamentais e essenciais para o processo educativo do sujeito, contribuindo para sua formação humana. No segundo capítulo, algumas leis brasileiras foram criadas para estabelecer os cuidados que as instituições infantis devem ter para com a criança e o seu pleno desenvolvimento. A interação e as brincadeiras, como eixos estruturantes das práticas pedagógicas, se tornando indispensáveis, para que o processo formativo do sujeito se torne real e significativo na educação infantil. No terceiro capítulo percebe-se que a formação docente é fundamental para que, sendo ele um mediador, a criança se torne um cidadão crítico, ético, justo e humano. O professor ao trabalhar de maneira responsável com as brincadeiras, através das relações entre seus pares, entre os adultos, ira estabelecer uma relação de troca de conhecimentos sobre si e sobre o outro. Onde as diversidades culturais se encontram e contribuem para o processo formativo do sujeito. Pude observar o quanto as brincadeiras não são apenas um momento de pura diversão, elas proporcionam ao sujeito um desenvolvimento pleno, sendo fundamentais na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Ou seja, ao brincar as crianças interagem e descobrem o mundo a sua volta, de maneira a contribuir na sua autonomia, no seu desenvolvimento humano, no respeito pelo outro, para a construção da sua própria identidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Alessandra Rosa da Silva Souza (2).pdf | 254,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador