PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Alessandra Rosa da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-16T14:18:46Z-
dc.date.available2021-12-16T14:18:46Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3056-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBrincadeiras-
dc.subjectEducação infantil-
dc.titleO conceito de brincar na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mardônio Pereira da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0516-7905pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859418160324890pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Castanheira, Salete Flôres-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9147383889968856pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos traz o conceito de brincar, com o seguinte problema: Qual o papel formativo das brincadeiras na educação infantil? Em que as brincadeiras como práticas pedagógicas são fundamentais para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. A seguinte pesquisa, tem como objetivo perceber a importância das brincadeiras na educação infantil, descrever o conceito de infância e a Educação Infantil ao logo da história, apontar na legislação brasileira as normas que regulam a Educação Infantil e demonstrar a importância da formação do professor para o trabalho na Educação Infantil. Esse trabalho foi feito por meio de uma metodologia descritiva, e se trata de uma pesquisa bibliográfica cujo procedimentos foram: levantamento bibliográfico pertinente ao tema escolhido, seleção dos principais textos pertinentes relacionados ao problema colocado, leitura de fichamento dos textos, e por fim, redação dos capítulos da monografia. A fundamentação teórica teve como principais aportes: Philippe Ariés; Maria Carmem Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn; Zilma de Morais Ramos de Oliveira; Carmem Graidy, Gládis E. Kaercher. Toda essa pesquisa, teve uma estrutura e foi organizada com uma introdução, capítulo I, capítulo II e capítulo III. No primeiro capítulo, ao longo da história, com o surgimento do sentimento da infância, as mudanças econômicas e sociais ocorridas na sociedade, a necessidade de um espaço específico que atendesse as crianças, o surgimento então das creches e pré-escolas, as brincadeiras ganharam força, e se tornaram fundamentais e essenciais para o processo educativo do sujeito, contribuindo para sua formação humana. No segundo capítulo, algumas leis brasileiras foram criadas para estabelecer os cuidados que as instituições infantis devem ter para com a criança e o seu pleno desenvolvimento. A interação e as brincadeiras, como eixos estruturantes das práticas pedagógicas, se tornando indispensáveis, para que o processo formativo do sujeito se torne real e significativo na educação infantil. No terceiro capítulo percebe-se que a formação docente é fundamental para que, sendo ele um mediador, a criança se torne um cidadão crítico, ético, justo e humano. O professor ao trabalhar de maneira responsável com as brincadeiras, através das relações entre seus pares, entre os adultos, ira estabelecer uma relação de troca de conhecimentos sobre si e sobre o outro. Onde as diversidades culturais se encontram e contribuem para o processo formativo do sujeito. Pude observar o quanto as brincadeiras não são apenas um momento de pura diversão, elas proporcionam ao sujeito um desenvolvimento pleno, sendo fundamentais na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Ou seja, ao brincar as crianças interagem e descobrem o mundo a sua volta, de maneira a contribuir na sua autonomia, no seu desenvolvimento humano, no respeito pelo outro, para a construção da sua própria identidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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