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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3016
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições das ciências naturais na educação infantil para a consciência sustentável |
Autor(es): | Mendes, Thatyane Pereira Rezendes |
Primeiro Orientador: | Silva, Marcos Antonio da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Renato Barros de |
Resumo: | A monografia enfoca que o desenvolvimento acelerado e o decorrente consumismo, adotados como rotina no dia a dia da humanidade, transformou a sociedade tornando-a alienada acerca dos desequilíbrios ambientais, afastando-a da realidade degradada, problemas relacionados ao meio ambiente, cujas consequências atinge a todos, diante desse cenário proliferam as indústrias poluidoras, a agroindústria e os agrotóxicos, as mineradoras e garimpeiros ilegais que exploram a Natureza buscando por lucros. Adota a pesquisa bibliográfica e documental com enfoque qualitativo. Define que a alienação não possibilita perceber práticas indevidas degradam o meio ambiente, que a ação humana no ecossistema provoca graves problemas, tais como doenças (a Pandemia é um de seus efeitos) e desequilíbrios ambientais. Considera que é fundamental uma educação que ensine e conscientize simultaneamente, principalmente a criança da educação infantil, com objetivo de formar cidadãos reflexivos e responsáveis, para transformar a visão antropocêntrica na biocêntrica, promovendo diálogos para a construção da cidadania planetária, buscando equilíbrio com o meio ambiente. Assinala que as áreas de estudo das ciências naturais e educação ambiental promovem o ensino de condutas e práticas direcionadas para o cuidado e proteção do ecossistema, portanto, as ciências naturais não devem ocorrer apenas na segunda etapa da educação básica. Reconhece ser fundamental que na educação infantil a criança tenha conexão com a educação ambiental e a Natureza, para que amplifique o interesse em conhecer, respeitar e aprender a cuidar do meio ambiente, para que elas se conscientizem de que qualquer ação no ecossistema, seja ela positiva ou negativa, afetará em curto, médio e a longo prazo, ou seja, sempre haverá algum tipo de impacto, daí a importância de aprender a ser sustentável. Conclui que a humanidade precisa de uma educação que forme sujeitos conscientes, e diante do cenário atual no meio ambiente em processo de degradação é necessário que humanidade de forma coletiva aprenda a trabalhar em recuperar e manter à qualidade de vida, com preservação, conservação de forma sustentável da Natureza, promovendo o respeito e consciência solidária para um outro mundo possível. |
Palavras-chave: | Ciências naturais Educação ambiental Natureza Meio ambiente Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3016 |
Data do documento: | 8-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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