PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3016
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições das ciências naturais na educação infantil para a consciência sustentável
Autor(es): Mendes, Thatyane Pereira Rezendes
Primeiro Orientador: Silva, Marcos Antonio da
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Renato Barros de
Resumo: A monografia enfoca que o desenvolvimento acelerado e o decorrente consumismo, adotados como rotina no dia a dia da humanidade, transformou a sociedade tornando-a alienada acerca dos desequilíbrios ambientais, afastando-a da realidade degradada, problemas relacionados ao meio ambiente, cujas consequências atinge a todos, diante desse cenário proliferam as indústrias poluidoras, a agroindústria e os agrotóxicos, as mineradoras e garimpeiros ilegais que exploram a Natureza buscando por lucros. Adota a pesquisa bibliográfica e documental com enfoque qualitativo. Define que a alienação não possibilita perceber práticas indevidas degradam o meio ambiente, que a ação humana no ecossistema provoca graves problemas, tais como doenças (a Pandemia é um de seus efeitos) e desequilíbrios ambientais. Considera que é fundamental uma educação que ensine e conscientize simultaneamente, principalmente a criança da educação infantil, com objetivo de formar cidadãos reflexivos e responsáveis, para transformar a visão antropocêntrica na biocêntrica, promovendo diálogos para a construção da cidadania planetária, buscando equilíbrio com o meio ambiente. Assinala que as áreas de estudo das ciências naturais e educação ambiental promovem o ensino de condutas e práticas direcionadas para o cuidado e proteção do ecossistema, portanto, as ciências naturais não devem ocorrer apenas na segunda etapa da educação básica. Reconhece ser fundamental que na educação infantil a criança tenha conexão com a educação ambiental e a Natureza, para que amplifique o interesse em conhecer, respeitar e aprender a cuidar do meio ambiente, para que elas se conscientizem de que qualquer ação no ecossistema, seja ela positiva ou negativa, afetará em curto, médio e a longo prazo, ou seja, sempre haverá algum tipo de impacto, daí a importância de aprender a ser sustentável. Conclui que a humanidade precisa de uma educação que forme sujeitos conscientes, e diante do cenário atual no meio ambiente em processo de degradação é necessário que humanidade de forma coletiva aprenda a trabalhar em recuperar e manter à qualidade de vida, com preservação, conservação de forma sustentável da Natureza, promovendo o respeito e consciência solidária para um outro mundo possível.
Palavras-chave: Ciências naturais
Educação ambiental
Natureza
Meio ambiente
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3016
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA THATYANE REPOSITÓRIO.pdf373,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador