PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Thatyane Pereira Rezendes-
dc.date.accessioned2021-12-16T12:26:27Z-
dc.date.available2021-12-16T12:26:27Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3016-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleContribuições das ciências naturais na educação infantil para a consciência sustentávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Antonio da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2671-352Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8393-6557pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688pt_BR
dc.description.resumoA monografia enfoca que o desenvolvimento acelerado e o decorrente consumismo, adotados como rotina no dia a dia da humanidade, transformou a sociedade tornando-a alienada acerca dos desequilíbrios ambientais, afastando-a da realidade degradada, problemas relacionados ao meio ambiente, cujas consequências atinge a todos, diante desse cenário proliferam as indústrias poluidoras, a agroindústria e os agrotóxicos, as mineradoras e garimpeiros ilegais que exploram a Natureza buscando por lucros. Adota a pesquisa bibliográfica e documental com enfoque qualitativo. Define que a alienação não possibilita perceber práticas indevidas degradam o meio ambiente, que a ação humana no ecossistema provoca graves problemas, tais como doenças (a Pandemia é um de seus efeitos) e desequilíbrios ambientais. Considera que é fundamental uma educação que ensine e conscientize simultaneamente, principalmente a criança da educação infantil, com objetivo de formar cidadãos reflexivos e responsáveis, para transformar a visão antropocêntrica na biocêntrica, promovendo diálogos para a construção da cidadania planetária, buscando equilíbrio com o meio ambiente. Assinala que as áreas de estudo das ciências naturais e educação ambiental promovem o ensino de condutas e práticas direcionadas para o cuidado e proteção do ecossistema, portanto, as ciências naturais não devem ocorrer apenas na segunda etapa da educação básica. Reconhece ser fundamental que na educação infantil a criança tenha conexão com a educação ambiental e a Natureza, para que amplifique o interesse em conhecer, respeitar e aprender a cuidar do meio ambiente, para que elas se conscientizem de que qualquer ação no ecossistema, seja ela positiva ou negativa, afetará em curto, médio e a longo prazo, ou seja, sempre haverá algum tipo de impacto, daí a importância de aprender a ser sustentável. Conclui que a humanidade precisa de uma educação que forme sujeitos conscientes, e diante do cenário atual no meio ambiente em processo de degradação é necessário que humanidade de forma coletiva aprenda a trabalhar em recuperar e manter à qualidade de vida, com preservação, conservação de forma sustentável da Natureza, promovendo o respeito e consciência solidária para um outro mundo possível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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