PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Alimentos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Revisão de literatura: estudo da composição química de aminoácidos e minerais nas folhas de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata miller)
Autor(es): Souza, Yasmin Camila de
Primeiro Orientador: Siqueira, Maria Isabel Dantas de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Adélia Maria Lima da
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Raiza Cavalcante
Resumo: As plantas alimentícias não convencionais, mesmo não fazendo parte da alimentação diária de uma parte significativa da população, podem ser utilizadas como fonte de nutrientes de fácil acesso à população com o intuito de reduzir a quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar. Uma dessas hortaliças não convencionais é o ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller) que pode ser consumido tanto as suas folhas quanto o seu caule, e apresenta potencial como fonte de nutrientes minerais. O objetivo desse trabalho foi analisar os dados de diferentes autores referentes a composição química de aminoácidos e minerais das folhas de ora-pro-nóbis. As buscas dos artigos, teses e periódicos ocorreu através do Google acadêmico, Periódicos da Capes e SciELO. Como critério de inclusão, foram selecionados os estudos na íntegra que abordam a composição centesimal do ora-pro-nóbis. Foram excluídos da seleção, os estudos que abordam de maneira superficial o assunto, não correspondiam ao objetivo e forneciam informações repetitivas. Os dados foram convertidos em base seca e apresentados através de quadros e gráficos elaborados com o software Excel. Em relação aos minerais presentes nas folhas de ora-pro-nóbis, destacaram-se o manganês, cálcio, cobre, ferro e magnésio. As análises demonstraram que, a treonina e a isoleucina são os aminoácidos essenciais majoritários e a metionina é o aminoácido limitante. De acordo com os resultados encontrados, as folhas de ora-pro-nóbis podem ser utilizadas como ingrediente de formulações com o objetivo de complementar a ingestão diária recomendada de minerais e aminoácidos essenciais na alimentação de adultos e crianças.
Palavras-chave: PANCs
Proteínas vegetais
Segurança alimentar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOS::VALOR NUTRITIVO DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Alimentos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador