PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Alimentos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2925
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção e caracterização físico química de licor artesanal de pitaya
Autor(es): Castro, Vitoria Alves de
Primeiro Orientador: Marques, Flávio Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Danns Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Rodrigo da Mota
Resumo: O Brasil se engloba como o terceiro maior produtor de frutas com uma ampla variedade de frutos e alto potencial para produção de novos produtos como: licor, geleias, doces entre outros. A pitaya (Hylocereus polyrhizus) é uma fruta de espécie Cactáceas exótica que desperta um alto potencial alimentício com um amplo espaço no setor agrícola do Brasil. O presente estudo teve como objetivo a elaboração e caracterização através de análises físico-químicas (Ph, Acidez total, Teor Alcoólico e Sólidos Solúveis) do licor de pitaya. Para produção do licor de pitaya foram utilizados os seguintes ingredientes: Álcool de cereais, água, açúcar e pitaya. O processamento de obtenção do extrato alcoólico foi através de infusão durante 15 dias. Após a adição do xarope o licor foi mantido em um ambiente escuro e com temperatura ambiente por mais 15 dias. A elaboração de licor artesanal trata-se de uma tecnologia simples capaz de agregar como uma alternativa econômica e aproveitamento de frutos. Ao caracterizar o licor obteve se resultados dentro do parâmetro exigido pela legislação Brasileira com resultados satisfatórios de teor alcoólico, pH, acidez total e sólidos solúveis com respectivos valores 17,94 %v/v, 5,84, 0,01 g/100 mL e 48,91 ºBrix. Concluindo que o licor de pitaya se classifica como um licor creme pois, contém mais de 350 gramas de açúcar por litro.
Palavras-chave: Pitaya
Licor
Físico-químicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2925
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 - VITORIA ALVES DE CASTRO - ARQUIVO FINAL .pdf946,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador