PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2846
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão de alunos cadeirantes nas aulas de educação física do ensino médio
Autor(es): Braga, Géssica Fernandes
Primeiro Orientador: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Diniz, Clistênia Prudenciana
Resumo: Tendo em vista a importância da inclusão de alunos cadeirantes no ensino regular, o presente trabalho apresenta quais são as condições e preparação necessária da escola e dos professores para receber estes alunos em escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizou como fonte de estudo livros, dissertações, teses, trabalhos e artigos científicos, sendo selecionados dez artigos e apresentados através de uma tabela. O trabalho trouxe como objetivo analisar qual é o preparo e condições necessárias dos professores e da escola para receber alunos cadeirantes em escolas públicas, além disso analisar quais são as adequações estruturais das escolas para alunos cadeirantes, considerar qual a formação dos professores de educação física para atuação com esses alunos, verificar quais são os melhores métodos para auxiliar os demais colegas a receberem e conviverem com aqueles que possuem necessidades especiais e apontar os principais obstáculos enfrentados pelos alunos cadeirantes nas aulas de educação física. Os resultados obtidos foram que apesar dos avanços na inclusão social de alunos cadeirantes, há ainda a existência de alguns desafios como a dificuldade de locomoção dos alunos em decorrência de aspectos físicos da escola, a ausência de salas com recursos multifuncionais, as dificuldades por parte dos professores que não contam com a formação continuada para o atendimento especializado e a ausência de propostas pedagógicas que incentivam a inclusão social, isto é, inserir os alunos nas escolas não significa necessariamente que as necessidades destes estão sendo atendidas, percebendo-se que a inclusão não ocorre em todas as escolas. Concluiu-se ao final deste estudo que a inclusão social de alunos cadeirantes nas aulas vem apresentando grandes avanços nos últimos anos e cada ano mais alunos são matriculados, no entanto ainda são necessárias ações mais efetivas para que a inclusão ocorra de forma total, permitindo assim a participação desses alunos e a não propagação de preconceitos e exclusão.
Palavras-chave: Cadeirantes
Educação física
Inclusão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2846
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GÉSSICA - TCC MONOGRAFIA FINAL ok.pdf377,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador