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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2846
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão de alunos cadeirantes nas aulas de educação física do ensino médio |
Autor(es): | Braga, Géssica Fernandes |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Diniz, Clistênia Prudenciana |
Resumo: | Tendo em vista a importância da inclusão de alunos cadeirantes no ensino regular, o presente trabalho apresenta quais são as condições e preparação necessária da escola e dos professores para receber estes alunos em escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizou como fonte de estudo livros, dissertações, teses, trabalhos e artigos científicos, sendo selecionados dez artigos e apresentados através de uma tabela. O trabalho trouxe como objetivo analisar qual é o preparo e condições necessárias dos professores e da escola para receber alunos cadeirantes em escolas públicas, além disso analisar quais são as adequações estruturais das escolas para alunos cadeirantes, considerar qual a formação dos professores de educação física para atuação com esses alunos, verificar quais são os melhores métodos para auxiliar os demais colegas a receberem e conviverem com aqueles que possuem necessidades especiais e apontar os principais obstáculos enfrentados pelos alunos cadeirantes nas aulas de educação física. Os resultados obtidos foram que apesar dos avanços na inclusão social de alunos cadeirantes, há ainda a existência de alguns desafios como a dificuldade de locomoção dos alunos em decorrência de aspectos físicos da escola, a ausência de salas com recursos multifuncionais, as dificuldades por parte dos professores que não contam com a formação continuada para o atendimento especializado e a ausência de propostas pedagógicas que incentivam a inclusão social, isto é, inserir os alunos nas escolas não significa necessariamente que as necessidades destes estão sendo atendidas, percebendo-se que a inclusão não ocorre em todas as escolas. Concluiu-se ao final deste estudo que a inclusão social de alunos cadeirantes nas aulas vem apresentando grandes avanços nos últimos anos e cada ano mais alunos são matriculados, no entanto ainda são necessárias ações mais efetivas para que a inclusão ocorra de forma total, permitindo assim a participação desses alunos e a não propagação de preconceitos e exclusão. |
Palavras-chave: | Cadeirantes Educação física Inclusão escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2846 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
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