PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Géssica Fernandes-
dc.date.accessioned2021-12-14T21:02:51Z-
dc.date.available2021-12-14T21:02:51Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2846-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCadeirantespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleInclusão de alunos cadeirantes nas aulas de educação física do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee2Diniz, Clistênia Prudenciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076265393799586pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a importância da inclusão de alunos cadeirantes no ensino regular, o presente trabalho apresenta quais são as condições e preparação necessária da escola e dos professores para receber estes alunos em escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizou como fonte de estudo livros, dissertações, teses, trabalhos e artigos científicos, sendo selecionados dez artigos e apresentados através de uma tabela. O trabalho trouxe como objetivo analisar qual é o preparo e condições necessárias dos professores e da escola para receber alunos cadeirantes em escolas públicas, além disso analisar quais são as adequações estruturais das escolas para alunos cadeirantes, considerar qual a formação dos professores de educação física para atuação com esses alunos, verificar quais são os melhores métodos para auxiliar os demais colegas a receberem e conviverem com aqueles que possuem necessidades especiais e apontar os principais obstáculos enfrentados pelos alunos cadeirantes nas aulas de educação física. Os resultados obtidos foram que apesar dos avanços na inclusão social de alunos cadeirantes, há ainda a existência de alguns desafios como a dificuldade de locomoção dos alunos em decorrência de aspectos físicos da escola, a ausência de salas com recursos multifuncionais, as dificuldades por parte dos professores que não contam com a formação continuada para o atendimento especializado e a ausência de propostas pedagógicas que incentivam a inclusão social, isto é, inserir os alunos nas escolas não significa necessariamente que as necessidades destes estão sendo atendidas, percebendo-se que a inclusão não ocorre em todas as escolas. Concluiu-se ao final deste estudo que a inclusão social de alunos cadeirantes nas aulas vem apresentando grandes avanços nos últimos anos e cada ano mais alunos são matriculados, no entanto ainda são necessárias ações mais efetivas para que a inclusão ocorra de forma total, permitindo assim a participação desses alunos e a não propagação de preconceitos e exclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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