Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Braga, Géssica Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T21:02:51Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T21:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2846 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cadeirantes | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos cadeirantes nas aulas de educação física do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003622639575006 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Diniz, Clistênia Prudenciana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7076265393799586 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista a importância da inclusão de alunos cadeirantes no ensino regular, o presente trabalho apresenta quais são as condições e preparação necessária da escola e dos professores para receber estes alunos em escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizou como fonte de estudo livros, dissertações, teses, trabalhos e artigos científicos, sendo selecionados dez artigos e apresentados através de uma tabela. O trabalho trouxe como objetivo analisar qual é o preparo e condições necessárias dos professores e da escola para receber alunos cadeirantes em escolas públicas, além disso analisar quais são as adequações estruturais das escolas para alunos cadeirantes, considerar qual a formação dos professores de educação física para atuação com esses alunos, verificar quais são os melhores métodos para auxiliar os demais colegas a receberem e conviverem com aqueles que possuem necessidades especiais e apontar os principais obstáculos enfrentados pelos alunos cadeirantes nas aulas de educação física. Os resultados obtidos foram que apesar dos avanços na inclusão social de alunos cadeirantes, há ainda a existência de alguns desafios como a dificuldade de locomoção dos alunos em decorrência de aspectos físicos da escola, a ausência de salas com recursos multifuncionais, as dificuldades por parte dos professores que não contam com a formação continuada para o atendimento especializado e a ausência de propostas pedagógicas que incentivam a inclusão social, isto é, inserir os alunos nas escolas não significa necessariamente que as necessidades destes estão sendo atendidas, percebendo-se que a inclusão não ocorre em todas as escolas. Concluiu-se ao final deste estudo que a inclusão social de alunos cadeirantes nas aulas vem apresentando grandes avanços nos últimos anos e cada ano mais alunos são matriculados, no entanto ainda são necessárias ações mais efetivas para que a inclusão ocorra de forma total, permitindo assim a participação desses alunos e a não propagação de preconceitos e exclusão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física - Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
GÉSSICA - TCC MONOGRAFIA FINAL ok.pdf | 377,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador