Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2842
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação física escolar para alunos com Síndrome de Down |
Autor(es): | Braga, Beatriz Fernandes |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Diniz, Clistênia Prudenciana |
Resumo: | Tendo em vista a inclusão social de alunos com Síndrome de Down nas escolas, o presente trabalho apresenta como a inclusão contempla as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é um importante aspecto a ser considerado pela escola, uma vez que traz inúmeros benefícios tanto para os alunos com a síndrome de Down, quanto para os demais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo recorte temático foi realizado em livros, dissertações, teses, trabalhos e artigos científicos baseados no tema e pergunta norteadora, sendo compilados dez artigos escolhidos e apresentados numa tabela. Traz como objetivo analisar o que é necessário para receber os alunos com Síndrome de Down nas aulas de educação física do ensino médio de forma inclusiva, além de explicar os benefícios que a inclusão pode trazer para estas crianças, caracterizar a síndrome, analisar qual a formação necessária do professor para atuação com alunos com Síndrome de Down e abordar metodologias mais adequadas para inclusão dos alunos portadores da síndrome de Down nas aulas regulares de educação física no ensino médio. Os resultados obtidos foram que a inclusão social é uma importante ferramenta no desenvolvimento dessas crianças, sendo neste caso fundamental a participação da família, além disso foi constatado que a inclusão mesmo que de forma lenta vem acontecendo nos últimos anos, sendo ainda necessário melhorias. Concluiu-se que a educação inclusiva traz benefícios significativos para a vida escolar e cotidiana dos alunos com Síndrome de Down, logo é fundamental que a cada dia seja buscado a melhoria do sistema educacional para que mais crianças possam ter acesso a uma educação inclusiva. |
Palavras-chave: | Síndrome de Down Educação inclusiva Educação física |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2842 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
BEATRIZ - TCC MONOGRAFIA FINAL ok.pdf | 430,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador