PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Beatriz Fernandes-
dc.date.accessioned2021-12-14T20:50:22Z-
dc.date.available2021-12-14T20:50:22Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2842-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleEducação física escolar para alunos com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee2Diniz, Clistênia Prudenciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076265393799586pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a inclusão social de alunos com Síndrome de Down nas escolas, o presente trabalho apresenta como a inclusão contempla as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é um importante aspecto a ser considerado pela escola, uma vez que traz inúmeros benefícios tanto para os alunos com a síndrome de Down, quanto para os demais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo recorte temático foi realizado em livros, dissertações, teses, trabalhos e artigos científicos baseados no tema e pergunta norteadora, sendo compilados dez artigos escolhidos e apresentados numa tabela. Traz como objetivo analisar o que é necessário para receber os alunos com Síndrome de Down nas aulas de educação física do ensino médio de forma inclusiva, além de explicar os benefícios que a inclusão pode trazer para estas crianças, caracterizar a síndrome, analisar qual a formação necessária do professor para atuação com alunos com Síndrome de Down e abordar metodologias mais adequadas para inclusão dos alunos portadores da síndrome de Down nas aulas regulares de educação física no ensino médio. Os resultados obtidos foram que a inclusão social é uma importante ferramenta no desenvolvimento dessas crianças, sendo neste caso fundamental a participação da família, além disso foi constatado que a inclusão mesmo que de forma lenta vem acontecendo nos últimos anos, sendo ainda necessário melhorias. Concluiu-se que a educação inclusiva traz benefícios significativos para a vida escolar e cotidiana dos alunos com Síndrome de Down, logo é fundamental que a cada dia seja buscado a melhoria do sistema educacional para que mais crianças possam ter acesso a uma educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BEATRIZ - TCC MONOGRAFIA FINAL ok.pdf430,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador