Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2842
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Braga, Beatriz Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T20:50:22Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T20:50:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2842 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.title | Educação física escolar para alunos com Síndrome de Down | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003622639575006 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Diniz, Clistênia Prudenciana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7076265393799586 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista a inclusão social de alunos com Síndrome de Down nas escolas, o presente trabalho apresenta como a inclusão contempla as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é um importante aspecto a ser considerado pela escola, uma vez que traz inúmeros benefícios tanto para os alunos com a síndrome de Down, quanto para os demais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo recorte temático foi realizado em livros, dissertações, teses, trabalhos e artigos científicos baseados no tema e pergunta norteadora, sendo compilados dez artigos escolhidos e apresentados numa tabela. Traz como objetivo analisar o que é necessário para receber os alunos com Síndrome de Down nas aulas de educação física do ensino médio de forma inclusiva, além de explicar os benefícios que a inclusão pode trazer para estas crianças, caracterizar a síndrome, analisar qual a formação necessária do professor para atuação com alunos com Síndrome de Down e abordar metodologias mais adequadas para inclusão dos alunos portadores da síndrome de Down nas aulas regulares de educação física no ensino médio. Os resultados obtidos foram que a inclusão social é uma importante ferramenta no desenvolvimento dessas crianças, sendo neste caso fundamental a participação da família, além disso foi constatado que a inclusão mesmo que de forma lenta vem acontecendo nos últimos anos, sendo ainda necessário melhorias. Concluiu-se que a educação inclusiva traz benefícios significativos para a vida escolar e cotidiana dos alunos com Síndrome de Down, logo é fundamental que a cada dia seja buscado a melhoria do sistema educacional para que mais crianças possam ter acesso a uma educação inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física - Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
BEATRIZ - TCC MONOGRAFIA FINAL ok.pdf | 430,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador