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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2819
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O trabalho de gestão na educação infantil |
Autor(es): | Silveira, Núbia Alves da |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sousa, Daniela Rodrigues de |
Resumo: | O presente estudo trata da temática de gestão do trabalho educacional, sua atuação na Instituição de Educação Infantil e tem como objetivo analisar as especificidades da organização do trabalho educacional na Educação Infantil e discutir as contribuições da gestão para o desenvolvimento integral das crianças. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que envolveu um quadro de referências relevante, constituído entre outros autores como: Cury (2002); Do Nascimento (2017); Dourado (2012); Lück (2015); Monção (2013); Paro (2009, 2010). O estudo contextualiza na história da educação brasileira um modelo de gestão predominantemente centralizado, hierarquizado, priorizando o trabalho burocrático, que vai ser reforçado, na contemporaneidade, com as ideias de administração escolar apropriadas da área empresarial. Apresenta importante demarcação das diferenças entre administração e gestão, discute sobre as concepções de gestão. A sociedade brasileira mobiliza-se na (re)construção da democracia e suas instituições avançam neste processo. A democratização dos sistemas de ensino e da escola são intensamente discutidos e vai implicar na defesa de uma concepção de gestão democrática-participativa. Aponta-se as especificidades do trabalho de gestão na Instituição de Educação Infantil analisadas em relação as finalidades, objetivos, atividades e público dessa instituição, que colocam para a gestão um olhar diferenciado sobre os sujeitos crianças, novas relações e interações, um espaço e um tempo também diferentes. Não escolarizar, promover o desenvolvimento integral das crianças é compromisso central do trabalho da gestão mesmo diante de uma sociedade que demanda aceleração dos processos de escolarização. Por fim, considera a importância do trabalho de gestão em consonância com os princípios e objetivos da instituição educativa, contribuindo com a formação humana dos educandos |
Palavras-chave: | Gestão Educação infantil Concepção democrática-participativa Crianças Desenvolvimento integral |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2819 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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