PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2819
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O trabalho de gestão na educação infantil
Autor(es): Silveira, Núbia Alves da
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Daniela Rodrigues de
Resumo: O presente estudo trata da temática de gestão do trabalho educacional, sua atuação na Instituição de Educação Infantil e tem como objetivo analisar as especificidades da organização do trabalho educacional na Educação Infantil e discutir as contribuições da gestão para o desenvolvimento integral das crianças. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que envolveu um quadro de referências relevante, constituído entre outros autores como: Cury (2002); Do Nascimento (2017); Dourado (2012); Lück (2015); Monção (2013); Paro (2009, 2010). O estudo contextualiza na história da educação brasileira um modelo de gestão predominantemente centralizado, hierarquizado, priorizando o trabalho burocrático, que vai ser reforçado, na contemporaneidade, com as ideias de administração escolar apropriadas da área empresarial. Apresenta importante demarcação das diferenças entre administração e gestão, discute sobre as concepções de gestão. A sociedade brasileira mobiliza-se na (re)construção da democracia e suas instituições avançam neste processo. A democratização dos sistemas de ensino e da escola são intensamente discutidos e vai implicar na defesa de uma concepção de gestão democrática-participativa. Aponta-se as especificidades do trabalho de gestão na Instituição de Educação Infantil analisadas em relação as finalidades, objetivos, atividades e público dessa instituição, que colocam para a gestão um olhar diferenciado sobre os sujeitos crianças, novas relações e interações, um espaço e um tempo também diferentes. Não escolarizar, promover o desenvolvimento integral das crianças é compromisso central do trabalho da gestão mesmo diante de uma sociedade que demanda aceleração dos processos de escolarização. Por fim, considera a importância do trabalho de gestão em consonância com os princípios e objetivos da instituição educativa, contribuindo com a formação humana dos educandos
Palavras-chave: Gestão
Educação infantil
Concepção democrática-participativa
Crianças
Desenvolvimento integral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2819
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NC Monografia Núbia Alves da Silveira.pdf231,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador