PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Núbia Alves da-
dc.date.accessioned2021-12-14T19:24:45Z-
dc.date.available2021-12-14T19:24:45Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2819-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConcepção democrática-participativapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.titleO trabalho de gestão na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Daniela Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da temática de gestão do trabalho educacional, sua atuação na Instituição de Educação Infantil e tem como objetivo analisar as especificidades da organização do trabalho educacional na Educação Infantil e discutir as contribuições da gestão para o desenvolvimento integral das crianças. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que envolveu um quadro de referências relevante, constituído entre outros autores como: Cury (2002); Do Nascimento (2017); Dourado (2012); Lück (2015); Monção (2013); Paro (2009, 2010). O estudo contextualiza na história da educação brasileira um modelo de gestão predominantemente centralizado, hierarquizado, priorizando o trabalho burocrático, que vai ser reforçado, na contemporaneidade, com as ideias de administração escolar apropriadas da área empresarial. Apresenta importante demarcação das diferenças entre administração e gestão, discute sobre as concepções de gestão. A sociedade brasileira mobiliza-se na (re)construção da democracia e suas instituições avançam neste processo. A democratização dos sistemas de ensino e da escola são intensamente discutidos e vai implicar na defesa de uma concepção de gestão democrática-participativa. Aponta-se as especificidades do trabalho de gestão na Instituição de Educação Infantil analisadas em relação as finalidades, objetivos, atividades e público dessa instituição, que colocam para a gestão um olhar diferenciado sobre os sujeitos crianças, novas relações e interações, um espaço e um tempo também diferentes. Não escolarizar, promover o desenvolvimento integral das crianças é compromisso central do trabalho da gestão mesmo diante de uma sociedade que demanda aceleração dos processos de escolarização. Por fim, considera a importância do trabalho de gestão em consonância com os princípios e objetivos da instituição educativa, contribuindo com a formação humana dos educandospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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