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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silveira, Núbia Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T19:24:45Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T19:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2819 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Concepção democrática-participativa | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.title | O trabalho de gestão na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Daniela Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7616631479317166 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata da temática de gestão do trabalho educacional, sua atuação na Instituição de Educação Infantil e tem como objetivo analisar as especificidades da organização do trabalho educacional na Educação Infantil e discutir as contribuições da gestão para o desenvolvimento integral das crianças. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que envolveu um quadro de referências relevante, constituído entre outros autores como: Cury (2002); Do Nascimento (2017); Dourado (2012); Lück (2015); Monção (2013); Paro (2009, 2010). O estudo contextualiza na história da educação brasileira um modelo de gestão predominantemente centralizado, hierarquizado, priorizando o trabalho burocrático, que vai ser reforçado, na contemporaneidade, com as ideias de administração escolar apropriadas da área empresarial. Apresenta importante demarcação das diferenças entre administração e gestão, discute sobre as concepções de gestão. A sociedade brasileira mobiliza-se na (re)construção da democracia e suas instituições avançam neste processo. A democratização dos sistemas de ensino e da escola são intensamente discutidos e vai implicar na defesa de uma concepção de gestão democrática-participativa. Aponta-se as especificidades do trabalho de gestão na Instituição de Educação Infantil analisadas em relação as finalidades, objetivos, atividades e público dessa instituição, que colocam para a gestão um olhar diferenciado sobre os sujeitos crianças, novas relações e interações, um espaço e um tempo também diferentes. Não escolarizar, promover o desenvolvimento integral das crianças é compromisso central do trabalho da gestão mesmo diante de uma sociedade que demanda aceleração dos processos de escolarização. Por fim, considera a importância do trabalho de gestão em consonância com os princípios e objetivos da instituição educativa, contribuindo com a formação humana dos educandos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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NC Monografia Núbia Alves da Silveira.pdf | 231,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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