Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2818
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Importância da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança na educação infantil: contribuições de diferentes abordagens |
Autor(es): | Ferreira, Ellen Cristina Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Zélia Maria |
Resumo: | O presente estudo analisa a temática da brincadeira na Educação Infantil, sua importância para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, e tem como objetivo compreender como a brincadeira é uma atividade enriquecedora, já que possibilita a construção do intelecto pueril, sendo assim representado a partir das contribuições de diferentes abordagens teóricas. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, fundamentada em um quadro de referências constituído entre outros autores: Vygotsky (2007), Kishimoto (2010; 2017), Brougère (2008). Discorre sobre como a brincadeira é uma atividade essencial para a criança, que é aprendida na relação com outras pessoas e transforma-se de acordo com as necessidades postas pelo processo de desenvolvimento. Assim como, a experiência de brincar promove alterações internas no desenvolvimento da consciência, da cognição, de conceitos e da imaginação. A brincadeira não é algo alienado da realidade, tem propósitos, segue regras e pode proporcionar prazer e desprazer. Na Educação Infantil, a brincadeira se articula aos eixos centrais do educar e cuidar, sendo desenvolvida como um recurso que ensina, então é planejada, dirigida, tem objetivos pré-estabelecidos pelo professor. Considera-se por fim, que para além dos objetivos traçados pelo professor ao propor uma brincadeira, as crianças têm as suas próprias necessidades, propósitos, desejos a serem satisfeitos, e precisam ser observados e contemplados pelo professor, garantindo às crianças o exercício pleno, livre, do direito de brincar. |
Palavras-chave: | Brinquedo Brincadeira Jogo Educação infantil Aprendizagem Desenvolvimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2818 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
NC Monografia Ellen Cristina Rodrigues Ferreira.pdf | 364,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador