PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Importância da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança na educação infantil: contribuições de diferentes abordagens
Autor(es): Ferreira, Ellen Cristina Rodrigues
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Zélia Maria
Resumo: O presente estudo analisa a temática da brincadeira na Educação Infantil, sua importância para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, e tem como objetivo compreender como a brincadeira é uma atividade enriquecedora, já que possibilita a construção do intelecto pueril, sendo assim representado a partir das contribuições de diferentes abordagens teóricas. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, fundamentada em um quadro de referências constituído entre outros autores: Vygotsky (2007), Kishimoto (2010; 2017), Brougère (2008). Discorre sobre como a brincadeira é uma atividade essencial para a criança, que é aprendida na relação com outras pessoas e transforma-se de acordo com as necessidades postas pelo processo de desenvolvimento. Assim como, a experiência de brincar promove alterações internas no desenvolvimento da consciência, da cognição, de conceitos e da imaginação. A brincadeira não é algo alienado da realidade, tem propósitos, segue regras e pode proporcionar prazer e desprazer. Na Educação Infantil, a brincadeira se articula aos eixos centrais do educar e cuidar, sendo desenvolvida como um recurso que ensina, então é planejada, dirigida, tem objetivos pré-estabelecidos pelo professor. Considera-se por fim, que para além dos objetivos traçados pelo professor ao propor uma brincadeira, as crianças têm as suas próprias necessidades, propósitos, desejos a serem satisfeitos, e precisam ser observados e contemplados pelo professor, garantindo às crianças o exercício pleno, livre, do direito de brincar.
Palavras-chave: Brinquedo
Brincadeira
Jogo
Educação infantil
Aprendizagem
Desenvolvimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2818
Data do documento: 10-Dez-2021
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