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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2818
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Ellen Cristina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T19:17:02Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T19:17:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2818 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | - |
dc.subject | Aprendizagem | - |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | A Importância da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança na educação infantil: contribuições de diferentes abordagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Borges, Zélia Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6558617308548659 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa a temática da brincadeira na Educação Infantil, sua importância para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, e tem como objetivo compreender como a brincadeira é uma atividade enriquecedora, já que possibilita a construção do intelecto pueril, sendo assim representado a partir das contribuições de diferentes abordagens teóricas. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, fundamentada em um quadro de referências constituído entre outros autores: Vygotsky (2007), Kishimoto (2010; 2017), Brougère (2008). Discorre sobre como a brincadeira é uma atividade essencial para a criança, que é aprendida na relação com outras pessoas e transforma-se de acordo com as necessidades postas pelo processo de desenvolvimento. Assim como, a experiência de brincar promove alterações internas no desenvolvimento da consciência, da cognição, de conceitos e da imaginação. A brincadeira não é algo alienado da realidade, tem propósitos, segue regras e pode proporcionar prazer e desprazer. Na Educação Infantil, a brincadeira se articula aos eixos centrais do educar e cuidar, sendo desenvolvida como um recurso que ensina, então é planejada, dirigida, tem objetivos pré-estabelecidos pelo professor. Considera-se por fim, que para além dos objetivos traçados pelo professor ao propor uma brincadeira, as crianças têm as suas próprias necessidades, propósitos, desejos a serem satisfeitos, e precisam ser observados e contemplados pelo professor, garantindo às crianças o exercício pleno, livre, do direito de brincar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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NC Monografia Ellen Cristina Rodrigues Ferreira.pdf | 364,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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