PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Ellen Cristina Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-12-14T19:17:02Z-
dc.date.available2021-12-14T19:17:02Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2818-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEducação infantil-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.titleA Importância da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança na educação infantil: contribuições de diferentes abordagenspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Zélia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558617308548659pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa a temática da brincadeira na Educação Infantil, sua importância para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, e tem como objetivo compreender como a brincadeira é uma atividade enriquecedora, já que possibilita a construção do intelecto pueril, sendo assim representado a partir das contribuições de diferentes abordagens teóricas. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, fundamentada em um quadro de referências constituído entre outros autores: Vygotsky (2007), Kishimoto (2010; 2017), Brougère (2008). Discorre sobre como a brincadeira é uma atividade essencial para a criança, que é aprendida na relação com outras pessoas e transforma-se de acordo com as necessidades postas pelo processo de desenvolvimento. Assim como, a experiência de brincar promove alterações internas no desenvolvimento da consciência, da cognição, de conceitos e da imaginação. A brincadeira não é algo alienado da realidade, tem propósitos, segue regras e pode proporcionar prazer e desprazer. Na Educação Infantil, a brincadeira se articula aos eixos centrais do educar e cuidar, sendo desenvolvida como um recurso que ensina, então é planejada, dirigida, tem objetivos pré-estabelecidos pelo professor. Considera-se por fim, que para além dos objetivos traçados pelo professor ao propor uma brincadeira, as crianças têm as suas próprias necessidades, propósitos, desejos a serem satisfeitos, e precisam ser observados e contemplados pelo professor, garantindo às crianças o exercício pleno, livre, do direito de brincar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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