PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2804
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A representação LGBTQIA+ na publicidade: uma análise da campanha “rainbow” (2019), da marca Doritos
Autor(es): Freitas, João Vithor Alves De
Primeiro Orientador: Brisolla, Márcia Regina Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
metadata.dc.contributor.referee2: Rosenzweig, Patrícia Quitero
Resumo: Em busca de atuar com propósito, várias marcas se posicionam frente a causas sociais nos últimos anos. Assumindo esse posicionamento, as marcas se humanizam e geram senso de pertencimento através da representação com grupos minoritários. Além disso, a representação na comunicação social instiga e reforça a desmistificação dos estigmas e preconceitos enraizados na sociedade arcaica, almejando o alcance da representatividade para todos. Assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar como o público LGBTQIA + é representado na publicidade. Como corpus de pesquisa foram selecionadas três peças publicitárias da campanha RAINBOW (2019), da marca DORITOS, lançada no Rock in Rio 2019 e veiculada nas redes sociais. Tendo em vista as especificidades da pesquisa com foco na investigação de peças publicitárias, foi selecionado o método de análise de conteúdo para conduzir o percurso analítico a partir dos seguintes indicadores: papéis sociais, estereótipos, diversidade, elementos da linguagem imagética. Conclui-se que a campanha RAINBOW, da marca DORITOS (2019), contribui positivamente para conferir visibilidade à causa LGBTQIA +, valorizar a diversidade e deslocar estereótipos.
Palavras-chave: Comunicação
Representação
Publicidade
LGBTQIA+
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2804
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC REPRESENTAÇÃO LGBTQIA+ NA PUBLICIDADE - João Vithor.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador