PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2789
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação sexual de acadêmicos de fisioterapia
Autor(es): Dias, Mariana Pimentel
Primeiro Orientador: Dias, Alex Carrer Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Silvia Maria Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Letícia Gomes
Resumo: Objetivo: analisar a educação sexual de acadêmicos de fisioterapia. Métodos: Trata-se de um estudo transversal e analítico com abordagem quantitativa, realizado com 100 estudantes do curso de Fisioterapia. Os critérios de inclusão abrangeram indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos e que estavam matriculados no curso de Fisioterapia. Os critérios de exclusão incluíram os indivíduos que não responderam os instrumentos de forma completa, que não concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e os acadêmicos matriculados em outros cursos. Os instrumentos utilizados para avaliação foram a Ficha de coleta e registro de dados, e a ficha de avaliação da educação sexual. Ambos instrumentos foram elaborados pelos autores. A análise dos dados foi realizada por software estatístico, e as variáveis quantitativas foram apresentadas em médias, desvios-padrão, mínimas e máximas, e as variáveis qualitativas em frequências e proporções. Resultados: verificou-se que 54% dos acadêmicos não possuíram educação sexual em sua infância/adolescência, dentre esses voluntários 70,9% afirmaram que a ausência dessa educação interferiu negativamente na sua vida. Observou-se maior prevalência da educação sexual tardia, sendo que 77% a tiveram entre 10 e 20 anos de idade, sobre a origem da educação sexual, 37% relataram que foi da mãe. Ao avaliar a educação relacionada aos métodos contraceptivos 43% relataram não ter tido contato com a informação referente ao uso de métodos contraceptivos, e 32% não foram ensinados sobre como ocorre a gravidez. Conclusão: conclui-se que a maioria dos acadêmicos não obtiveram a educação sexual na sua infância/adolescência e que a falta desta, interferiu em sua vida.
Palavras-chave: Educação sexual
Estudantes
Fisioterapia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2789
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Mariana Pimentel Dias.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador