PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2778
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Direito espacial: sua criação, estagnação e urgência de evolução jurídica
Autor(es): Borges, Ângelo Afonso
Primeiro Orientador: Silva, Germano Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Paulo Henrique Faria
Resumo: Analisa as normas presentes no âmbito do Direito Espacial, que tem o seu registro datado de 1957 e são utilizados até hoje, gerando desafios legais que não foram previstos inicialmente. Objetiva apresentar os Tratados e normas do Direito Espacial, com intuito de mostrar sua estagnação causada por questões políticas e acadêmicas, e eventuais problemas decorrentes do seu tempo de criação. Os Tratados ficaram ultrapassados em decorrência do rápido avanço tecnológico, que acarretou, como alguma de suas consequências, lixo e tráfico espacial, não previsto nos Tratados elaborados para a Guerra Fria. A metodologia utilizada segue a abordagem qualitativa e a modalidade de pesquisa bibliográfica com método dedutivo, trabalhando com materiais físicos e também virtuais, na sua maioria. A pesquisa se utilizou de artigos de revistas on-line nacionais e internacionais, e entrevistas de especialistas, sendo a maioria de autores internacionais. No Brasil há poucos estudiosos dessa área, portanto, são ressaltados nomes de peso como Tatiana Ribeiro Viana, Consultora Jurídica em Direito Espacial, e o Jurista José Monserrat Filho, membro da diretoria do Instituto Internacional de Direito Espacial [International Institute of Space Law]. Há pouquíssimas Universidades espalhadas pelo mundo que possuem foco no Direito Espacial, resultando na falta de juristas e estudiosos que deem andamento à revisão dos Tratados do Espaço. Dado o exposto, o Direito Espacial, visado a resguardar uma guerra entre potências, está enfrentando no presente, dificuldades em responder questões jurídicas levantadas por empresas privadas, dispondo um leque de jurisprudências que clamam por revisionamento.
Palavras-chave: Direito espacial
Tratado do espaço sideral
Corrida espacial
Empresas privadas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2778
Data do documento: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ANGELO final (1).pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador