PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2724
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Seja quem você quiser: a evolução publicitária da marca Barbie em relação com o avanço do movimento feminista
Autor(es): Araújo, Elisa de Castro Caldas
Primeiro Orientador: Ferreira, Luciana
metadata.dc.contributor.referee1: Normando, Jullena Santos de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Andrada, Renata Borges Crispim
Resumo: A boneca mais famosa do mundo, a Barbie, passou por diversas transformações com o passar dos anos, grande parte delas influenciadas pelas mudanças da sociedade, e também pelo crescimento do movimento feminista no mundo. Tendo uma enorme influência não só no mercado, mas na sociedade em geral, a boneca é apresentada desde cedo para meninas trazendo sua imagem, que por si só já apresenta um posicionamento e mensagem principal para as mesmas. Tendo como referência estes fatos, no presente trabalho, temos o intuito de perceber as mudanças na comunicação da Barbie em relação ao aumento da visibilidade do movimento feminista, e tratando se de uma pesquisa qualitativa, busca-se interpretar conceitos e situações subjetivos, também pautada em um estudo de caso da marca Barbie. Dessa forma, serão estudados e debatidos em um primeiro momento os tópicos da história do surgimento da Barbie e sua trajetória, o movimento feminista e como o posicionamento e imagem aparecem na comunicação de uma marca, por uma análise de sete comerciais da Barbie entre 1960 a 2016 como contribuições na compreensão da questão problema e hipótese apresentada. Com isso, em conclusão, se torna possível a percepção tanto de padrões constantes, desde seu primórdio, da utilização da comparação da humanidade com a boneca, e também de novas utilizações da representação feminina na sociedade.
Palavras-chave: Barbie
Feminismo
Comunicação
Posicionamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2724
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador