PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/268
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): PEREIRA, KAROLLAINE GOMES
Primeiro Orientador: SILVA, MARCOS ANTONIO DA
metadata.dc.contributor.referee1: SILVA, MARCOS ANTONIO DA
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, ELIANE
Resumo: O estudo aborda as contribuições do brincar para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Relata que a sociedade vem sofrendo com diversos complexos e intensos problemas sociais, que geram amplos debates e reflexões sobre como as instâncias de uma nação são afetadas, e que se refletem nas escolas brasileiras, dentre outros, a violência, a pobreza, o descaso com os professores, a evasão escolar, os índices baixos da educação nas provas avaliativas. Reconhece que diante desse contexto é de suma importância que existam escolas mais efetivas e prazerosas para as crianças, neste sentido, o brincar na educação infantil é uma “porta aberta” para conduzir crianças de uma maneira divertida e prazerosa aos conceitos científicos necessários ao seu desenvolvimento. Informa como se dá a concepção de infância e da educação infantil, o lúdico e a questão do aprender brincando ou o brincar e aprender e as contribuições do brincar no desenvolvimento integral da criança. Conclui que a relação entre o brincar e o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil é quase que simbiótica, constituindo-se de fatores intima e internamente ligados, ressoando ações de forma explicitamente dialética, portanto, os resultados apontam que as brincadeiras e as ações lúdicas associadas aos planos curriculares das instituições de ensino só têm a contribuir para um desenvolvimento pleno das crianças.
Palavras-chave: Brincar.
Desenvolvimento integral.
Infância.
Criança.
Educação infantil.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/268
Data do documento: 3-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAROLLAINE MONOGRAFIA REPOSITÓRIO.pdfTEXTO MONOGRÁFICO DE KAROLLAINE GOMES PEREIRA348,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
KAROLLAINE TERMO ASSINADO.pdfTermo de Autorização de Publicação de Karollaine Gomes Pereira41,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador