Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/268
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O brincar no desenvolvimento integral da criança na educação infantil |
Autor(es): | Pereira, Karollaine Gomes |
Primeiro Orientador: | Silva, Marcos Antonio da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Eliane |
Resumo: | O estudo aborda as contribuições do brincar para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Relata que a sociedade vem sofrendo com diversos complexos e intensos problemas sociais, que geram amplos debates e reflexões sobre como as instâncias de uma nação são afetadas, e que se refletem nas escolas brasileiras, dentre outros, a violência, a pobreza, o descaso com os professores, a evasão escolar, os índices baixos da educação nas provas avaliativas. Reconhece que diante desse contexto é de suma importância que existam escolas mais efetivas e prazerosas para as crianças, neste sentido, o brincar na educação infantil é uma “porta aberta” para conduzir crianças de uma maneira divertida e prazerosa aos conceitos científicos necessários ao seu desenvolvimento. Informa como se dá a concepção de infância e da educação infantil, o lúdico e a questão do aprender brincando ou o brincar e aprender e as contribuições do brincar no desenvolvimento integral da criança. Conclui que a relação entre o brincar e o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil é quase que simbiótica, constituindo-se de fatores intima e internamente ligados, ressoando ações de forma explicitamente dialética, portanto, os resultados apontam que as brincadeiras e as ações lúdicas associadas aos planos curriculares das instituições de ensino só têm a contribuir para um desenvolvimento pleno das crianças. |
Palavras-chave: | Brincar Desenvolvimento integral Infância Criança Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/268 |
Data do documento: | 3-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAROLLAINE MONOGRAFIA REPOSITÓRIO.pdf | TEXTO MONOGRÁFICO DE KAROLLAINE GOMES PEREIRA | 348,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
KAROLLAINE TERMO ASSINADO.pdf | Termo de Autorização de Publicação de Karollaine Gomes Pereira | 41,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador