Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Karollaine Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T14:38:09Z | - |
dc.date.available | 2020-12-09T14:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/268 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O brincar no desenvolvimento integral da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcos Antonio da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2671-352X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3081748462365669 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Eliane | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5911429138142758 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo aborda as contribuições do brincar para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Relata que a sociedade vem sofrendo com diversos complexos e intensos problemas sociais, que geram amplos debates e reflexões sobre como as instâncias de uma nação são afetadas, e que se refletem nas escolas brasileiras, dentre outros, a violência, a pobreza, o descaso com os professores, a evasão escolar, os índices baixos da educação nas provas avaliativas. Reconhece que diante desse contexto é de suma importância que existam escolas mais efetivas e prazerosas para as crianças, neste sentido, o brincar na educação infantil é uma “porta aberta” para conduzir crianças de uma maneira divertida e prazerosa aos conceitos científicos necessários ao seu desenvolvimento. Informa como se dá a concepção de infância e da educação infantil, o lúdico e a questão do aprender brincando ou o brincar e aprender e as contribuições do brincar no desenvolvimento integral da criança. Conclui que a relação entre o brincar e o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil é quase que simbiótica, constituindo-se de fatores intima e internamente ligados, ressoando ações de forma explicitamente dialética, portanto, os resultados apontam que as brincadeiras e as ações lúdicas associadas aos planos curriculares das instituições de ensino só têm a contribuir para um desenvolvimento pleno das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAROLLAINE MONOGRAFIA REPOSITÓRIO.pdf | TEXTO MONOGRÁFICO DE KAROLLAINE GOMES PEREIRA | 348,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
KAROLLAINE TERMO ASSINADO.pdf | Termo de Autorização de Publicação de Karollaine Gomes Pereira | 41,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador