PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Karollaine Gomes-
dc.date.accessioned2020-12-09T14:38:09Z-
dc.date.available2020-12-09T14:38:09Z-
dc.date.issued2020-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/268-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO brincar no desenvolvimento integral da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Antonio da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2671-352Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Eliane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5911429138142758pt_BR
dc.description.resumoO estudo aborda as contribuições do brincar para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Relata que a sociedade vem sofrendo com diversos complexos e intensos problemas sociais, que geram amplos debates e reflexões sobre como as instâncias de uma nação são afetadas, e que se refletem nas escolas brasileiras, dentre outros, a violência, a pobreza, o descaso com os professores, a evasão escolar, os índices baixos da educação nas provas avaliativas. Reconhece que diante desse contexto é de suma importância que existam escolas mais efetivas e prazerosas para as crianças, neste sentido, o brincar na educação infantil é uma “porta aberta” para conduzir crianças de uma maneira divertida e prazerosa aos conceitos científicos necessários ao seu desenvolvimento. Informa como se dá a concepção de infância e da educação infantil, o lúdico e a questão do aprender brincando ou o brincar e aprender e as contribuições do brincar no desenvolvimento integral da criança. Conclui que a relação entre o brincar e o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil é quase que simbiótica, constituindo-se de fatores intima e internamente ligados, ressoando ações de forma explicitamente dialética, portanto, os resultados apontam que as brincadeiras e as ações lúdicas associadas aos planos curriculares das instituições de ensino só têm a contribuir para um desenvolvimento pleno das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogia-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAROLLAINE MONOGRAFIA REPOSITÓRIO.pdfTEXTO MONOGRÁFICO DE KAROLLAINE GOMES PEREIRA348,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
KAROLLAINE TERMO ASSINADO.pdfTermo de Autorização de Publicação de Karollaine Gomes Pereira41,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador