Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2394
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A alfabetização na base nacional comum curricular: concepção e habilidades |
Autor(es): | Barbosa, Rebeca Melisande Fernandes |
Primeiro Orientador: | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Antônio Evaldo |
Resumo: | Esta investigação objetiva compreender a alfabetização sua concepção e habilidades na Base Nacional Comum Curricular, ou seja, compreender o sentido atribuído à alfabetização no documento orientador das expectativas de aprendizagem. O documento é a referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC integra a política nacional da Educação Básica. Destaca-se nessa investigação a trajetória da alfabetização no Brasil mediante as políticas públicas em sua relação com a universalização da educação básica, meta que desafia a sociedade brasileira. Reconhece que partindo da função social da escola hoje ampliada como espaço para o desenvolvimento da educação, da cidadania, da cultura a BNCC ao hegemonizar o conhecimento no currículo nega a perspectiva de uma construção histórica, cultural, heterogênea, da proposta Curricular que possa responder àquela função da educação. A alfabetização. A alfabetização BNCC enfatiza vários pontos entre eles o tempo de dois anos para a criança ser alfabetizada, a relação com método fônico, as oito capacidades e habilidades do alfabetizado. |
Palavras-chave: | Alfabetização Base nacional comum curricular Habilidades |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2394 |
Data do documento: | 22-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
CB Monografia Rebeca Melisande Fernandes Barbosa (4).pdf | 270,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador