PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2394
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A alfabetização na base nacional comum curricular: concepção e habilidades
Autor(es): Barbosa, Rebeca Melisande Fernandes
Primeiro Orientador: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Antônio Evaldo
Resumo: Esta investigação objetiva compreender a alfabetização sua concepção e habilidades na Base Nacional Comum Curricular, ou seja, compreender o sentido atribuído à alfabetização no documento orientador das expectativas de aprendizagem. O documento é a referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC integra a política nacional da Educação Básica. Destaca-se nessa investigação a trajetória da alfabetização no Brasil mediante as políticas públicas em sua relação com a universalização da educação básica, meta que desafia a sociedade brasileira. Reconhece que partindo da função social da escola hoje ampliada como espaço para o desenvolvimento da educação, da cidadania, da cultura a BNCC ao hegemonizar o conhecimento no currículo nega a perspectiva de uma construção histórica, cultural, heterogênea, da proposta Curricular que possa responder àquela função da educação. A alfabetização. A alfabetização BNCC enfatiza vários pontos entre eles o tempo de dois anos para a criança ser alfabetizada, a relação com método fônico, as oito capacidades e habilidades do alfabetizado.
Palavras-chave: Alfabetização
Base nacional comum curricular
Habilidades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2394
Data do documento: 22-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CB Monografia Rebeca Melisande Fernandes Barbosa (4).pdf270,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador