PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Rebeca Melisande Fernandes-
dc.date.accessioned2021-06-30T01:28:55Z-
dc.date.available2021-06-30T01:28:55Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2394-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectBase nacional comum curricularpt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.titleA alfabetização na base nacional comum curricular: concepção e habilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Antônio Evaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação objetiva compreender a alfabetização sua concepção e habilidades na Base Nacional Comum Curricular, ou seja, compreender o sentido atribuído à alfabetização no documento orientador das expectativas de aprendizagem. O documento é a referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC integra a política nacional da Educação Básica. Destaca-se nessa investigação a trajetória da alfabetização no Brasil mediante as políticas públicas em sua relação com a universalização da educação básica, meta que desafia a sociedade brasileira. Reconhece que partindo da função social da escola hoje ampliada como espaço para o desenvolvimento da educação, da cidadania, da cultura a BNCC ao hegemonizar o conhecimento no currículo nega a perspectiva de uma construção histórica, cultural, heterogênea, da proposta Curricular que possa responder àquela função da educação. A alfabetização. A alfabetização BNCC enfatiza vários pontos entre eles o tempo de dois anos para a criança ser alfabetizada, a relação com método fônico, as oito capacidades e habilidades do alfabetizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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