PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2384
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os efeitos do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015) na incapacidade civil
Autor(es): Damasceno, Fernanda de Oliveira
Primeiro Orientador: Amado, Marisvaldo Cortez
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral, Nuria Micheline Meneses
Resumo: A lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Lei N° 13.146/2015), denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência, representa um grande avanço para as pessoas com deficiência ao determinar que elas possuem capacidade em igualdade de condições com as demais, visando a inclusão social e a incapacidade tornou-se uma medida excepcional. Posto isto, a deficiência deixou de ser critério para a incapacidade. Inicialmente foi abordado neste trabalho um panorama histórico e legislativo, em âmbito internacional e nacional, em prol das pessoas com deficiência. Adiante a análise do Estatuto da Pessoa com Deficiência, o regime das incapacidades e suas alterações. Em conformidade com os regulamentos da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, originou a mudança no sistema das incapacidades, que afetou diretamente a proteção da pessoa com deficiência e/ou sem discernimento. Contudo essa alteração causou efeitos colaterais negativos que não foram analisados sem ênfase nas pessoas com deficiência e que evidentemente pode causar danos às pessoas sem discernimento e as incapazes de exprimir suas vontades que não são necessariamente pessoas com deficiência, ocasionando a desproteção dessas. Posteriormente, é apresentado o Projeto de Lei do Senado N°757/2015 que sucedeu com o intuito de solucionar o equívoco do Estatuto, trazendo possíveis soluções em relação às hipóteses de incapacidade absoluta para proteger as pessoas comentadas que ficaram vulneráveis.
Palavras-chave: Estatuto da Pessoa com Deficiência
Incapacidade
Dignidade
Projeto de lei
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2384
Data do documento: 10-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FERNANDA DE OLIVEIRA DAMASCENO - TCC.pdf674,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador