PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2329
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Distribuição temporal das internações por tuberculose nas capitais da Região Centro-Oeste brasileira
Autor(es): Santos, Layane Lemes dos
França, Ruth da Costa
Primeiro Orientador: Queiroz, Silvio José de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andreia Gontijo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Marina Aleixo Diniz
Resumo: OBJETIVO: Identificar a distribuição temporal das internações por tuberculose (TB) nas capitais da região Centro-Oeste brasileira, no período de 2011 a 2020. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, epidemiológico e temporal, construído a partir da disposição de dados secundários. Foram incluídas todas às notificações de pessoas com TB internadas nas capitais da região Centro-Oeste brasileira. Foram excluídos os casos de registros não residentes no Brasil e casos de duplicidade. Foram utilizadas as bases de dados eletrónicas de domínio público do SINAN. As variáveis utilizadas no estudo foram região Centro-Oeste, sexo, a faixa etária, e a cor/raça conforme categorias disponibilizadas na base de dados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e para os resultados foram utilizados diversos meios de representação de informações estatísticas como tabelas, quadros e gráficos através do programa Excel. RESULTADOS: Foi evidenciado que as capitais Goiânia e Brasília obtiveram o maior número de notificações de internações por tuberculose na região Centro-Oeste, enquanto as capitais com os menores registros, foram Cuiabá e Campo Grande. Observou-se ainda maior ocorrência de casos de tuberculose entre os homens. A cor parda obteve maior registro de internações por tuberculose no período. A faixa etária com maior número de internações foi de 30 a 39 anos e com baixo nível de escolaridade pelo predomínio do ensino fundamental. Em relação a prevalência a maior taxa ocorreu em 2018 e 2013. As capitais Goiânia e Cuiabá obtiveram maior prevalência nos últimos 10 anos. CONCLUSÃO: O estudo permitiu conhecer os números de notificações de Tuberculose da região Centro-Oeste brasileira. Relacionado a fatores sociodemográficos a maioria das internações está relacionada a antecedentes de abandono do tratamento, condições sociais e demora no diagnóstico e no início do tratamento.
Palavras-chave: Saúde coletiva
Doenças negligenciadas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2329
Data do documento: 23-Abr-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Layane e Ruth FINAL.docx132,05 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador