PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2304
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Design como contribuição para lidar com transtornos de ansiedade em estudantes universitários
Autor(es): Moura, Regina Helena Gomes de
Primeiro Orientador: Teixeira, Marília Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Bandeira, Ana Paula Neres de Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Morabi, Marina de Moraes e Prado
Resumo: Este trabalho desenvolvido na área do Design, procura compreender sobre casos de transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Objetivou-se, portanto, estudar as relações sobre saúde mental no ambiente acadêmico, e como o design pode atuar nesse processo. Para isso, foram levantadas diversas pesquisas sobre o tema e também realizada a aplicação de questionário on-line para 81 estudantes das mais diversas regiões do país, a fim de conhecer um pouco mais sobre questões de ansiedade. Os resultados do questionário, juntamente com as pesquisas feitas apontaram para uma séria problemática presente no cotidiano dos estudantes, onde 84% dos respondentes relataram se considerar pessoas ansiosas e 100% relataram já ter desejado acompanhamento psicológico. Tendo em vista a gravidade do assunto, algumas universidades têm adotado iniciativas de apoio ao estudante, como é o caso da PUC Goiás, que adota um sistema de acolhimento e sentimento de pertença institucional, através do programa SOU PUC. Considerando os resultados positivos obtidos mesmo com pouco tempo de implantação do programa, e a importância de fortalecê-lo como instrumento de contribuição para o problema da ansiedade na universidade, ele foi adotado como objeto de estudo desta pesquisa, que resultou no desenvolvimento de um produto de design que tem como objetivo ser uma extensão deste programa, proporcionando maior apoio e auxílio ao estudante, facilitando e aumentando o seu alcance para a comunidade universitária.
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade
Saúde mental
Estudante universitário
Programas de acolhida universitária
Design
Design de aplicativos
UX Design
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Artes e Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2304
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Design



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador