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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moura, Regina Helena Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-27T01:09:45Z | - |
dc.date.available | 2021-06-27T01:09:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2304 | - |
dc.description.sponsorship | FAPEG | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Estudante universitário | pt_BR |
dc.subject | Programas de acolhida universitária | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Design de aplicativos | pt_BR |
dc.subject | UX Design | pt_BR |
dc.title | Design como contribuição para lidar com transtornos de ansiedade em estudantes universitários | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Marília Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8515369151413309 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bandeira, Ana Paula Neres de Santana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6342411752042913 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morabi, Marina de Moraes e Prado | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8368326339706206 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho desenvolvido na área do Design, procura compreender sobre casos de transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Objetivou-se, portanto, estudar as relações sobre saúde mental no ambiente acadêmico, e como o design pode atuar nesse processo. Para isso, foram levantadas diversas pesquisas sobre o tema e também realizada a aplicação de questionário on-line para 81 estudantes das mais diversas regiões do país, a fim de conhecer um pouco mais sobre questões de ansiedade. Os resultados do questionário, juntamente com as pesquisas feitas apontaram para uma séria problemática presente no cotidiano dos estudantes, onde 84% dos respondentes relataram se considerar pessoas ansiosas e 100% relataram já ter desejado acompanhamento psicológico. Tendo em vista a gravidade do assunto, algumas universidades têm adotado iniciativas de apoio ao estudante, como é o caso da PUC Goiás, que adota um sistema de acolhimento e sentimento de pertença institucional, através do programa SOU PUC. Considerando os resultados positivos obtidos mesmo com pouco tempo de implantação do programa, e a importância de fortalecê-lo como instrumento de contribuição para o problema da ansiedade na universidade, ele foi adotado como objeto de estudo desta pesquisa, que resultou no desenvolvimento de um produto de design que tem como objetivo ser uma extensão deste programa, proporcionando maior apoio e auxílio ao estudante, facilitando e aumentando o seu alcance para a comunidade universitária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Artes e Arquitetura | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Regina - Design como contribuição para lidar com transtornos de ansiedade em estudantes universitários.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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