PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2240
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A categoria trabalho docente na contemporaneidade: resistência/desistência
Autor(es): Silva, Paola Cecília Novoa e
Primeiro Orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Juvenilto Soares
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a categoria trabalho docente na contemporaneidade. O problema questionado neste estudo monográfico parte da inquietude da acadêmica em querer conhecer as principais contradições enfrentadas pelos professores no trabalho docente na contemporaneidade, que levam os professores a vivenciarem conflitos de resistência/desistência. Utilizou-se como método de pesquisa o materialismo históricodialético em Marx e Engels (1988). Nessa perspectiva, pode-se fazer uma análise concreta da relação sujeito, objeto do conhecimento e sociedade, uma vez que é no conflito e nas contradições que se procura encontrar o cerne de toda explicação, construção e transformação da realidade. O método dialético contribui na interpretação do mundo, sua materialidade e concreticidade. A fundamentação teórica percorre a pesquisa bibliográfica, com o intuito de fazer uma análise mais aprofundada do tema e do problema posto em questionamento. Para isso, os autores que contribuíram na construção do conhecimento e diretamente do trabalho monográfico foram: Enguita (1991), Kuenzer (2009), Marx e Engels (1988), Netto (2011), Saviani (2011), Wenzel (1994), Silva e Zanatta (2018), dentre outros não menos importantes. O objetivo geral é compreender, analisar e interpretar as contradições enfrentadas pela categoria docente: resistência/desistência sob a égide da lógica capitalista neoliberal. Os objetivos específicos contemplam, por sua vez, contextualizar o trabalho como categoria ontológica–humanizante e o trabalho sob a lógica capitalista desumanizante; e desvelar as principais contradições vivenciadas pela categoria docente, resistência/desistência, provocadas pela lógica capitalista neoliberal. Este estudo está estruturado em dois capítulos. No primeiro, aborda-se a concepção ontológica de trabalho segundo Marx, em contrapartida à lógica do trabalho capitalista e suas políticas neoliberais que afetam a Educação e, diretamente, a categoria docente como parte deste sistema. No segundo capítulo, apresenta-se uma breve análise do contexto histórico dos governos brasileiros e suas políticas neoliberais na condução da Educação. No segundo Capítulo, analisa-se e interpreta-se, ainda, as principais contradições da categoria trabalho docente. Entre as mencionadas estão: a) precarização das condições de trabalho: infraestrutura e meios digitais; b) intensificação da jornada de trabalho; c) mal-estar e adoecimento docente. São situações que provocam sentimentos de resistência/desistência, acentuadamente no atual contexto de pandemia por Covid-19.
Palavras-chave: Trabalho
Resistência
Desistência
Capitalismo
Categoria docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2240
Data do documento: 19-Jan-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Paola - Versão para entrega.pdf382,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador