PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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dc.creatorSilva, Paola Cecília Novoa e-
dc.date.accessioned2021-06-25T21:32:43Z-
dc.date.available2021-06-25T21:32:43Z-
dc.date.issued2021-01-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2240-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectDesistênciapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectCategoria docentept_BR
dc.titleA categoria trabalho docente na contemporaneidade: resistência/desistênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7272-6666pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Juvenilto Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029628080521084pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a categoria trabalho docente na contemporaneidade. O problema questionado neste estudo monográfico parte da inquietude da acadêmica em querer conhecer as principais contradições enfrentadas pelos professores no trabalho docente na contemporaneidade, que levam os professores a vivenciarem conflitos de resistência/desistência. Utilizou-se como método de pesquisa o materialismo históricodialético em Marx e Engels (1988). Nessa perspectiva, pode-se fazer uma análise concreta da relação sujeito, objeto do conhecimento e sociedade, uma vez que é no conflito e nas contradições que se procura encontrar o cerne de toda explicação, construção e transformação da realidade. O método dialético contribui na interpretação do mundo, sua materialidade e concreticidade. A fundamentação teórica percorre a pesquisa bibliográfica, com o intuito de fazer uma análise mais aprofundada do tema e do problema posto em questionamento. Para isso, os autores que contribuíram na construção do conhecimento e diretamente do trabalho monográfico foram: Enguita (1991), Kuenzer (2009), Marx e Engels (1988), Netto (2011), Saviani (2011), Wenzel (1994), Silva e Zanatta (2018), dentre outros não menos importantes. O objetivo geral é compreender, analisar e interpretar as contradições enfrentadas pela categoria docente: resistência/desistência sob a égide da lógica capitalista neoliberal. Os objetivos específicos contemplam, por sua vez, contextualizar o trabalho como categoria ontológica–humanizante e o trabalho sob a lógica capitalista desumanizante; e desvelar as principais contradições vivenciadas pela categoria docente, resistência/desistência, provocadas pela lógica capitalista neoliberal. Este estudo está estruturado em dois capítulos. No primeiro, aborda-se a concepção ontológica de trabalho segundo Marx, em contrapartida à lógica do trabalho capitalista e suas políticas neoliberais que afetam a Educação e, diretamente, a categoria docente como parte deste sistema. No segundo capítulo, apresenta-se uma breve análise do contexto histórico dos governos brasileiros e suas políticas neoliberais na condução da Educação. No segundo Capítulo, analisa-se e interpreta-se, ainda, as principais contradições da categoria trabalho docente. Entre as mencionadas estão: a) precarização das condições de trabalho: infraestrutura e meios digitais; b) intensificação da jornada de trabalho; c) mal-estar e adoecimento docente. São situações que provocam sentimentos de resistência/desistência, acentuadamente no atual contexto de pandemia por Covid-19.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
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dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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