PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2188
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação inclusiva e o transtorno do espectro autista (TEA): desafios na atualidade
Autor(es): Jesus, Nayane Barbosa de
Primeiro Orientador: Ramos, Maria da Luz Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Jaime Ricardo
Resumo: O projeto de pesquisa de Conclusão de Curso objetivou conhecer a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da sala de aula do ensino regular. Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica e utilizamos como principal referencial teórico os seguintes autores: Mantoan (2003), Miranda e Galvão Filho (2012). Tais resultados nos levam a repensar sobre os reais significados da inclusão e da necessidade urgente de que as políticas públicas assumam a responsabilidade que lhe compete, como instrumento principal em favor dos alunos que necessitam de um olhar diferenciado e atento. Sem isto, consideramos que não será́ possível falar sobre inclusão, mas, somente de inserção e matrícula de estudantes com deficiência ou transtornos na escola, sem que se atendam suas necessidades e garanta seus direitos, conforme prevê̂ a legislação brasileira ainda muito recente.
Abstract: Este proyecto de pesquisa de finalización del curso, tuvo como objetivo conocer la inclusión de estudiantes con trastorno del espectro autista (TEA) dentro del aula de educación común. Por lo tanto, adoptamos la pesquisa de estudio bibliográfica y utilizamos los siguientes autores como marco teórico principal: “MANTOAN, 2003” “MIRANDA y GALVÃO FILHO, 2012”. Los resultados nos llevan a repensar el significado real de la inclusión y la urgente necesidad de que la política pública asuma su responsabilidad como principal instrumento a favor de los estudiantes, que necesitan una atención diferenciada y atenta. Sin esto, creyemos que no se podrá hablar de inclusión, sino solamente de inserción y matrícula de alumnos con discapacidad o trastorno en la escuela, sin atender sus necesidades ni tampoco garantizando sus derechos, como prevé la aún muy reciente legislación brasileña.
Palavras-chave: TEA
Inclusão
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2188
Data do documento: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ML Monografia Nayane Barbosa de Jesus 2021.pdf301,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador