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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2188
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação inclusiva e o transtorno do espectro autista (TEA): desafios na atualidade |
Autor(es): | Jesus, Nayane Barbosa de |
Primeiro Orientador: | Ramos, Maria da Luz Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Jaime Ricardo |
Resumo: | O projeto de pesquisa de Conclusão de Curso objetivou conhecer a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da sala de aula do ensino regular. Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica e utilizamos como principal referencial teórico os seguintes autores: Mantoan (2003), Miranda e Galvão Filho (2012). Tais resultados nos levam a repensar sobre os reais significados da inclusão e da necessidade urgente de que as políticas públicas assumam a responsabilidade que lhe compete, como instrumento principal em favor dos alunos que necessitam de um olhar diferenciado e atento. Sem isto, consideramos que não será́ possível falar sobre inclusão, mas, somente de inserção e matrícula de estudantes com deficiência ou transtornos na escola, sem que se atendam suas necessidades e garanta seus direitos, conforme prevê̂ a legislação brasileira ainda muito recente. |
Abstract: | Este proyecto de pesquisa de finalización del curso, tuvo como objetivo conocer la inclusión de estudiantes con trastorno del espectro autista (TEA) dentro del aula de educación común. Por lo tanto, adoptamos la pesquisa de estudio bibliográfica y utilizamos los siguientes autores como marco teórico principal: “MANTOAN, 2003” “MIRANDA y GALVÃO FILHO, 2012”. Los resultados nos llevan a repensar el significado real de la inclusión y la urgente necesidad de que la política pública asuma su responsabilidad como principal instrumento a favor de los estudiantes, que necesitan una atención diferenciada y atenta. Sin esto, creyemos que no se podrá hablar de inclusión, sino solamente de inserción y matrícula de alumnos con discapacidad o trastorno en la escuela, sin atender sus necesidades ni tampoco garantizando sus derechos, como prevé la aún muy reciente legislación brasileña. |
Palavras-chave: | TEA Inclusão Educação especial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2188 |
Data do documento: | 21-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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